Destaques da Semana: Após três anos, Belenenses retorna a divisão maior de Portugal

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Logo_BelenensesFCApós três anos, Belenenses retorna a divisão maior de Portugal

Três anos após ter caído de divisão, o Belenenses retorna à divisão maior de Portugal, mesmo perdendo em Penafiel por 2×0 para a equipe local. O time do Restelo foi beneficiado pelo empate sem gols do Oliveirense com o Trofense e pela derrota por 1×0 do Santa Clara para o Atlético; e com isso retorna, antecipadamente, à Superliga Portuguesa de Futebol; após 34 das 42 jornadas da Liga de Honra, onde venceu 24 vezes, empatou 6 e perdeu 4, marcando 59 gols e sofrendo 29.

 

Taça de Portugal

Aconteceu nesta quarta-feira o complemento da primeira mão (jogos de ida) da Taça de Portugal, com o Belenenses recebendo o V.Guimarães e perdendo por 2×0, marcando Ricardo (por 2 vezes) para os vimaranenses, sendo uma aos 29 do 1o tempo e outra aos 31 da etapa final. Com esse resultado o time da cidade berço vai para a partida de volta em sua casa, a 17 de abril, podendo ate perder por 1 gol que mesmo assim garantira vaga na grande final.

O outro jogo desta fase de ida das semifinais da Taça aconteceu em 30 de janeiro, quando o Paços de Ferreira recebeu o Benfica e perdeu por 2×0. Os jogos de volta, com inversão do mando, acontecem a 17 de abril, quando então estarão definidos os finalistas da disputa.

 

Eliminatórias Mundial 2014

Após cinco jogos sem vencer, Portugal bate Azerbaijão e ganha fôlego

Portugal, sem Cristiano Ronaldo (suspenso pelo 2º amarelo), jogou nessa terça-feira no Azerbaijão contra a seleção local, sem mudanças na equipe; a não ser no ataque, que contou com Danny, e Vieirinha como surpresa. Sem jogar um futebol de encher os olhos Portugal sempre dominou a partida, usando bem seus laterais e o meio-campo; embora o ataque pecasse nas finalizações e não conseguisse tirar o zero do marcador no 1º tempo.

Para a etapa final, após ver a seleção adversária perder aos 10 minutos, por acumulo de amarelos, o jogador Aliyev (expulso por cotovelada em Pepe), Paulo Bento sacou Raul Meireles do meio-campo e colocou mais um atacante, Hugo Almeida, pressionando de vez o Azerbaijão. Aos 18 minutos, João Moutinho cobrou escanteio e Bruno Alves, de cabeça, marcou para a seleção das cinco quinas, subindo mais do que toda a zaga da casa. Daí para frente Portugal, que já dominava, tomou conta do jogo. Aos 34, Coentrão evoluiu pela esquerda, e colocou na cabeça de Hugo Almeida (que já houvera perdido pelo menos 2 gols) para o bis da seleção lusa. No 3º minuto de acréscimo João Pereira perdeu o gol mais feito da noite chutando, com a baliza escancarado, para fora. Vitória portuguesa depois de 5 jogos sem vencer, e que reascende as esperanças de classificação rumo ao Mundial de 2014 no Brasil.

Portugal tem agora 11 pontos em 6 jogos (3º colocado no grupo perdendo por saldo de gols para Israel); com 3 Vitórias, 2 empates e 1 derrota; 11 gols a favor e 6 contra (saldo de 5); e ainda 4 jogos por fazer, sendo 3 em casa e apenas um fora:

Portugal x Rússia (7 de junho)

Irlanda do Norte x Portugal (6 de setembro)

Portugal x Israel (11 de outubro)

Portugal x Luxemburgo (15 de outubro)

Israel soma os mesmos 11 pontos que Portugal em 6 jogos (com 3 Vitórias, 2 empates e 1 derrota), porem com um saldo de gols melhor, tendo feito 15 gols (venceu a Irlanda fora nesta quinta por 2×0) e só levado 8 (saldo de 7). Das quatro partidas que restam a Israel, duas são em casa (com o Azerbaijão e com a Irlanda do Norte); e duas são fora (contra Portugal e contra a Rússia).

Já para Rússia, líder do grupo F com 12 pontos por 4 Vitórias em 4 jogos (8 gols a favor e nenhum contra), restam 6 jogos, sendo 4 fora (Irlanda, Portugal, Luxemburgo e Azerbaijão) e 2 em casa (Luxemburgo e Israel).

Vale lembrar que o campeão do grupo ganha vaga direta para o Mundial do Brasil e o segundo colocado participa de um playoff onde 8 seleções disputarão as ultimas 4 vagas da Europa.

 

TAÇAS EUROPÉIAS

Nesta quinta-feira, dia 4 de abril, o Benfica recebe, pelas quartas de final da Liga Europa, o Newcastle, fazendo o jogo de volta na Inglaterra na próxima quinta, dia 11.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 22ª jornada começou nesta sexta, as 20:00h, com o Paços de Ferreira recebendo o Gil Vicente, e vencendo por 3×2.

No sábado mais 5 jogos, sendo 3 às 16h: Beira-Mar 0x1 Olhanense; V.Setubal 2×4 Marítimo; e Moreirense 1×1 Estoril.

As 18:15h a Acadêmica recebeu o Porto, e perdeu por 3×0.

E as 20:30h foi a vez do Benfica receber o Rio Ave, e com 3 gols de Lima golear o time de Vila do Conde por 6×1.

A jornada só termina na segunda, dia 1º de abril, com os seguintes jogos:

Nacional x V.Guimarães (18:15h); e Braga x Sporting (20:30h).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Godinho Lopes pagou na manha desta terça-feira os salários do mês de fevereiro, e a tarde se reuniu com Bruno Carvalho, novo presidente eleito, que tomou posse na quinta.

A eleição de Bruno Carvalho foi a 2a com maior numero de sócios votantes em toda a historia leonina, com a presença de mais de 16 mil sócios (dos 32 mil possíveis); e só perdendo para a que elegeu Jorge Gonçalves em 1988, com pouco mais de 17 mil sócios.

A chapa de Bruno Carvalho além de elegê-lo presidente (com 53,69% dos votos), conseguiu também eleger os presidentes da Assembleia (Jaime Marta Soares com 50,64% dos votos); do COF (Jorge Bacelar Gouveia com 43,98% dos votos) e do Conselho (João Mesquita Trindade com 63,85% dos votos).

Especula-se em Alvalade que Jesualdo Ferreira voltara em breve ao cargo de diretor remunerado de futebol, e que Inácio Augusto assumira o comando técnico da equipe leonina.

Benfica

Jornais paraguaios dão como certa a contratação de Jorge Rojas por parte do Benfica junto ao Cerro Portenho; devendo o meio-campista da seleção sub-20 do Paraguai se apresentar na Luz já na próxima semana a fim de realizar os exames médicos de praxe e assinar um vinculo de 5 temporadas com o time encarnado.

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, esteve em Lisboa ao meio desta semana tentando convencer Luis Filipe Vieira a emprestar Alan Kardec ao time paulista. Apesar do dirigente encarnado ter negado a noticia perante os órgãos de imprensa; é publico que o Benfica só vende o jogador, que tem 50% de seu passe preso a um fundo de investidores.

Naval

Mesmo com a direção da Naval ainda não quitando sequer um dos três meses de salários atrasados, os jogadores (em parceria com o Sindicato) resolveram desconvocar por uma semana a greve que impediria a equipe de jogar nesse final de semana com a equipe B do V.Guimaraes. Alguns jogadores recorreram ao Fundo de Garantia Salarial do Sindicato (que disponibiliza 3 salários mínimos ao jogador que a ele recorrer); porem o motivo da suspensão da greve se deve ao fato de um grupo de investidores estar negociando com a cúpula diretiva da equipe de Figueira da Foz uma injeção de capital que disponibilize pelo menos verba para a quitação de 1 mês de salários em atraso, que é o que os atletas exigem para não convocarem nova greve na semana vindoura.

Olhanense

Mais um clube inadimplente com salários em Portugal é o Olhanense, que recebeu essa semana dos seus jogadores o pré-aviso de greve para o jogo da próxima semana com o Benfica, caso os três meses de salários em atraso não sejam regularizados, com o pagamento de pelo menos um e a programação dos demais. Vale lembrar que o clube de Olhão ainda não tem uma SAD constituída.

Porto

Rolando não foi aprovado no Nápoles e tudo indica que será devolvido ao Porto ao final da temporada, no meio do ano.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: