Destaques da Semana: 24 anos depois a Fórmula 1 voltou a Portugal

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

24 Anos Depois A Fórmula 1 Volta A Portugal

A volta do GP de Fórmula 1 a Portugal nesse final de semana contou com público reduzido, mas liberado no Autódromo de Portimão, que possui capacidade para 90 mil espectadores, mas devido ao novo surto da pandemia teve uma restrição ainda maior do público, previsto inicialmente para 46 mil espectadores, mas reduzido para 27.500 com o corte na zona do peão onde o público assistiria de pé a corrida. Aqueles que compraram ingresso para essa zona terão o ressarcimento do que foi gasto no ingresso. Aliás, a torcida portuguesa já elegeu o seu “queridinho” entre os pilotos: trata-se do britânico da McLaren, Lando Norris, que personalizou seu capacete com a imagem do galo de Barcelos.

Taça De Portugal

Aconteceu na quinta-feira (22/10) o sorteio da 3° eliminatória da Taça de Portugal, agora já com as principais equipes do país, e que terão os seguintes confrontos, a princípio agendados para 22 de novembro:

Arouca x V.Guimarães

Monção x Rio Ave

Sacavenense x Sporting

Paredes x Benfica

Penafiel x Marítimo

Trofense x Braga

Oliveirense x Paços de Ferreira

Oriental x Famalicão

Fabril x Porto

Beira-Mar x Santa Clara

Casa Pia x Nacional

TAÇAS EUROPEIAS
Liga Dos Campeões

Arbitragem Contribui Duplamente Para A Derrota Do Porto

O Porto estreou na quarta-feira (21/10) no Grupo C da Liga dos Campeões na Inglaterra, sendo escandalosamente prejudicado em dois lances capitais pela arbitragem e que contribuiram substancialmente para a vitória do Manchester City. Jogando um futebol defensivo, mas por vezes ousado, o time dos dragões aproveitou uma perda de bola de Ruben Dias no meio de campo para num belo contra-ataque, armado por Luis Diaz, para abrir o marcador com um golaço do colombiano aos 14 minutos. Seis minutos após, num lance dentro da pequena area portista o português Bernardo Silva pisou na perna do goleiro Marchesin, fazendo falta não assinalada, e na sequência, numa trombada entre Pepe e um atacante do City, em lance novamente duvidoso, o árbitro assinalou pênalti para os ingleses que empataram com Aguero. Na etapa complementar, a frente da área portista o árbitro novamente assinalou falta inexistente de Manafa num jogador do City, que na cobrança virou o placar e ainda marcou posteriormente mais um, após desânimo de toda equipe portuguesa fechando o placar em 3 a 1. No outro jogo do grupo o Olympiakos bateu em casa por 1×0 o Marselha.

Liga Europa

Apesar dos vacilos da defesa, Benfica vence com 3 gols de Darwin

O Benfica estreou na quinta-feira (22/10) na Liga Europa, pelo Grupo D, enfrentando na Polônia o Lech Poznan, e venceu por 4×2, embora tenha por duas vezes permitido o empate dos poloneses por falhas de entrosamento de toda a defesa composta inicialmente por Otamendi, Vertonghen, Gilberto e Grimaldo. Pizzi em conversão de penalidade abriu o marcador aos 9; Ishak empatou aos 15; Darwin fez 2×1 aos 42. Na etapa final novamente Ishak empatou o jogo aos 4 minutos, com Darwin bisando aos 15 e fazendo o quarto encarnado e o seu terceiro na partida aos 45. Vitória merecida, mas suada pelos tropeços da defesa lusa frente a uma equipe que é apenas a 9° colocada no campeonato polaco com 2 vitórias em 6 jogos.

No outro jogo do grupo o Standard Liege recebeu o Glasgow Rangers e perdeu por 2×0.

Na próxima quinta-feira (29/10) o Benfica receberá o Stardard Liege enquanto o Glasgow receberá o Lech Poznan.

Braga recebeu o AEK Com Público

O Braga também estreou na quinta-feira (22/10) pelo Grupo G da Liga Europa recebendo o AEK da Grécia, com a liberação de 7,5% da capacidade do Estádio para presença de público (2.200 espectadores). Jogando um futebol objetivo e técnico, o time bracarense não encontrou dificuldades para fazer 3×0 nos gregos, marcando Galeno aos 44 do 1° tempo, Paulinho aos 33 e Ricardo Horta aos 43, ambos na etapa final.

No outro jogo o Leicester recebeu o Zorya e também venceu por 3×0.

Na próxima quinta-feira (29/10) o Braga jogará fora contra o Zorya da Ucrânia, enquanto o AEK receberá o Leicester.

Superliga Portuguesa

A 4° jornada só foi concluída na segunda-feira (19/10) quando o V.Guimarães, na estreia do seu técnico João Henriques, venceu fora o Boavista por 1×0.

Já a 5° jornada começou na sexta-feira (23/10) com os seguintes jogos:

23/10 (sexta-feira)

Tondela 1×0 Portimonense (20:30h) – com 15% da lotação do estádio autorizado para espectadores.

24/10 (sábado)

Nacional 1×1 Paços de Ferreira (15:30h)

Santa Clara 1×2 Sporting (18:00h) – com 15% da lotação do estádio autorizado para espectadores

Porto 1×0 Gil Vicente (20:30h)

25/10 (domingo)

Farense 0x1 Rio Ave (15:00h) – com 15% da lotação do estádio autorizado para espectadores

Moreirense 2×1 Marítimo (15:00h)

Famalicão 2×2 Boavista (17:30h)

V.Guimarães 0x1 Braga (20:00h)

A jornada só termina na segunda-feira (26/10), quando às 20:15h o Benfica receberá o Belenenses.

ÚLTIMAS NOTICIAS 

Benfica

Na última partida do Benfica Andre Almeida sofreu entorse do joelho direito com ruptura dos ligamentos cruzado anterior e lateral interno, devendo ser submetido a tratamento cirúrgico e afastamento dos gramados por aproximadamente 6 meses.

Como o governo proibiu as deslocações entre os conselhos de 30 de outubro a 3 de novembro, as eleições encarnadas, a princípio marcadas para o próximo dia 30, foram remarcadas pelo presidente da Assembleia, Virgilio Duque Vieira, em comum acordo com as 4 chapas concorrentes, para o próximo dia 28.

Sporting

Vietto está sendo negociado por 7 milhões de euros com o Al-Hilal da Arábia, onde receberá líquidos 3,8 milhões de euros no 1° ano de contrato; 4,2 milhões no 2° e 4,6 milhões no 3°.

Portugueses pelo mundo

No confronto de portugueses pela Liga dos Campeões, Danilo estreando pelo PSG na França contra Bruno Fernandes do Manchester United, deu Bruno Fernandes, que ainda marcou um dos dois gols da vitória dos ingleses frente aos franceses por 2×1.

Outro português que se houve bem na primeira rodada da Liga dos Campeões foi o técnico Luis Castro do Shakhtar, que venceu o Real Madrid na Espanha por 3×2.

Tal como Luis Castro, o técnico luso Pedro Martins do Olympiakos também venceu na estreia em casa o Marselha de Vilas Boas por 1×0.

Diogo Jota também estreou bem defendendo o Liverpool, que foi até a Holanda e bateu por 1×0 o Ajax.

Já o Atlético de Madrid de João Félix foi goleado pelo Bayern na Alemanha por 4×0.

Éder também marcou o seu, no empate de 2×2 fora do Lokomotiv frente ao Red Bulk Salzburgue na Áustria.

Na sua estreia sob o comando do Vasco, Sá Pinto acabou perdendo em casa por 2×1 para o Corinthians que marcou o gol da vitória já nos acréscimos.

Portugal assegurou vaga no mundial sub-20 que acontecerá entre maio e junho do próximo ano na Indonésia, depois da UEFA cancelar, devido ao novo surto de COVID, a ronda de elite e a fase final do campeonato europeu sub-19 que ocorreria em Portugal e na Irlanda respectivamente e que qualificaria as 5 seleções melhores qualificadas para o referido mundial. A UEFA decidiu então recorrer ao ranking das competições de jovens seleções na temporada 2019/2020 para então indicar as 5 melhores colocadas, no caso Inglaterra, França, Itália, Holanda e Portugal.

Antonio Oliveira, filho do ex-jogador Toni, após passagem no Brasil como auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos, volta agora às terras canarinhas convidado que foi por Paulo Autuori para exercer a mesma função só que agora no Atlético Paranaense, onde Autuori acumulará até o final do brasileirão em fevereiro próximo, as funções de diretor técnico e treinador.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: