Destaque da Semana: Bruno de Carvalho consegue acordo com credores leoninos

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Bruno de Carvalho consegue acordo com credores leoninos

sporting_club_portugalDiferentemente do prometido no discurso eleitoreiro, Bruno de Carvalho, além de não ter investidores para a SAD leonina, ainda pediu mais 70 milhões à banca, a fim de sanear as dívidas do Sporting; embora já tivesse ciência de que dificilmente conseguira tirar mais algum aporte dos bancos BCP e Espírito Santo, credores leoninos; visto que os mesmos exigiam, para tal liberação, que alguns dirigentes da gestão passada voltassem a compor a administração da SAD verde e branca, e que não se realizasse qualquer auditoria nas contas da mesma. A banca ameaçou ainda, caso o Sporting não reduza para no máximo 15 milhões de euros por ano os custos com o futebol, transformar os 55 milhões de euros das obrigações detidas em ações na SAD, e com isso tomar o controle majoritário dela. Porém, com o boato da possível rescisão unilateral de contratos de alguns jogadores por atrasos nos salários, direção e banca chegaram a um acordo inicial nesse final de semana que permitira uma reestruturação financeira no time de Alvalade, e que foi comunicado oficialmente à Bolsa de Valores de Portugal. Com isso, Bruno de Carvalho já quitou nesta sexta-feira os salários em atraso de fevereiro e março. Especula-se que o novo aporte financeiro seria entre 10 e 15 milhões de euros, condicionado à dispensa de inúmeros serviços, colaboradores, funcionários e até extinção de empresas vinculadas à SAD.

 

TAÇA DA LIGA

Mesmo perdulário, Braga bate Porto e conquista 6ª edição da Taça da Liga

Braga e Porto decidiram nesse sábado a noite a 6ª edição da Taça da Liga, que teve o V.Setubal vencedor da 1ª e o Benfica vencedor das 4 seguintes. A partida, disputada no Estádio de Coimbra, teve um primeiro tempo equilibrado, com algumas chances de gol de lado a lado, mas com maior objetividade dos bracarenses, beneficiados pela expulsão do zagueiro portista Abdulaye, que levou amarelo em jogada violentíssima sobre Marcio Mossoró (onde até já mereceria o cartão vermelho), e depois reincidiu, travando a perna direita do mesmo Mossoró, dentro da área, aos 45 minutos de jogo; lance esse convertido em gol na cobrança da penalidade executada por Alan.

No 2º tempo Vitor Pereira voltou com o zagueiro Otamendi no lugar de Lucho Gonzalez; e mesmo com um homem a menos em campo, conseguiu durante toda a etapa complementar maior posse de bola (60%); mas sem objetividade pois as jogadas reais de gol foram praticamente todas do Braga, que perdeu no mínimo 3 gols feitos, através de Hugo Viana, num canhão da entrada da área (com grande defesa do goleiro Fabiano, que na Taça da Liga foi o titular); através de Rubem Micael após Alan se livrar do goleiro portista e tocar de lado para o jogador bracarense, sem gol, chutar na trave; e através de Jose Luis, que cara a cara com Fabiano chutou também para fora. Mesmo com os mais de 5 minutos de acréscimos o Porto não teve forças para igualar o marcador, consagrando assim o Braga como campeão da Taça da Liga.

Perto da 1 hora da manha a delegação bracarense foi recebida por mais de 2 mil torcedores eufóricos em frente a Câmara Municipal da cidade.

 

TAÇAS EUROPÉIAS

Benfica garante vaga nas semifinais com empate na Inglaterra

Depois de vencer na semana passada, em casa, os ingleses do Newcastle por 3×1, o Benfica foi nessa quinta ao reduto adversário para a partida de volta, podendo até perder por um gol de diferença, que ainda assim garantiria vaga para as semifinais. Mas nem essa vantagem fez o time de Jorge Jesus entrar acomodado na partida. Com um futebol coeso e de personalidade, o Benfica teve o maior domínio e posse de bola durante toda a partida, deixando a responsabilidade pelo resultado toda nas costas dos jogadores do Newcastle, que só conseguiram um arremate a gol a 3 minutos do final da primeira etapa. O segundo tempo seguiu a mesma toada do primeiro, com o Benfica administrando o resultado e deixando os ingleses cada vez mais desesperados e ansiosos pelos gols. Porém, numa bobeada da zaga encarnada, onde Matic e Garay bateram cabeça, Ameobi cruzou para Cisse, quase em cima da risca de gol, abrir o placar para os donos da casa. Com o gol, os ingleses aumentaram a pressão e foram com tudo para o ataque, mas de forma atabalhoada e desordenada; esbarrando sempre na tranquilidade e técnica da defesa e meio campo do time encarnado, que no segundo minuto de acréscimo selou de vez a historia da partida, numa jogada construída por Gaitan e Rodrigo, com conclusão para as redes de Sálvio, decretando o empate e resultado final do jogo, que garantiu o Benfica nas semifinais da Liga Europa, onde defrontará a 25 deste mês na Turquia o Fenerbahce (Luis Filipe Vieira já prometeu fretar um avião de luxo por 65 mil euros onde os jogadores farão as cinco horas de voo confortavelmente deitados); fazendo o jogo de volta na Luz, a 2 de maio. O grande problema do time da Luz é que terá de enfrentar dia 20 o Sporting pela Superliga (cinco dias antes da partida de ida frente aos turcos); e depois o Marítimo na Madeira dia 28 (4 dias antes da partida de volta contra os turcos). O Fenerbahce ainda não perdeu fora de casa, tendo vencido 4 vezes e empatado 2; e em casa, venceu 3, empatou 2 e perdeu 1. Já o Benfica, que vem da Liga dos Campeões, onde em 6 jogos venceu 3 (2 em casa e 1 fora), empatou 1 (fora) e perdeu 2 (1 em casa e 1 fora); disputou 6 jogos na Liga Europa, tendo vencido 5 vezes (3 em casa e 2 fora) e empatado 1 partida (fora). O vencedor deste confronto pega o vencedor de Basiléia x Chelsea (primeiro jogo na Suíça e segundo na Inglaterra), na grande final em 15 de maio, na Arena Amsterdã (Holanda). Nota triste ficou por conta da torcida do Benfica, que na madrugada desta sexta-feira, quando da chegada da delegação encarnada no aeroporto de Lisboa, causou tumultuo que resultou até em agressão a repórteres e cinegrafistas do jornal A BOLA e da TV SIC.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 25a jornada terminou nesta segunda, com o Porto recebendo o Braga às 20h e vencendo por 3×1.

Devido à decisão da Taça da Liga, a 24ª jornada não acontece esta semana, mas sim só na próxima.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Mesmo não indo à final da Taca da Liga (o Benfica foi eliminado da mesma pelo Braga apenas nos pênaltis); o time encarnado completou nessa semana 1 ano sem perder em competições nacionais (ultima derrota aconteceu a 9 de abril do ano passado para o Sporting em Alvalade, por 1×0); tendo conseguido em 39 jogos, 32 vitorias e 7 empates.

O Benfica, que na temporada 2001/2002 ocupava o 91o lugar no ranking de clubes da UEFA, pulou atualmente para o 6o posto, podendo ainda alcançar o 5o, até o final da presente temporada.

Por sua participação até agora nas Taças Europeias (1º na Liga dos Campeões e depois na Liga Europa) o Benfica já faturou 13,6 milhões de euros; sendo 11,6 milhões pela Liga dos Campeões, 1 milhão pela entrada na Liga Europa, e mais 1 milhão pela passagem as semifinais desta Liga. Se for para a final poderá faturar mais 2,5 milhões sendo vice ou 5 milhões sendo campeão.

Porto

Vitor Pereira, em final de contrato com o Porto, foi noticia em alguns jornais da Europa, como possível alvo dos ingleses do Everton e dos franceses do Mônaco; embora não tenha conquistas de relevância a serviço dos dragões; o que pode indicar matéria plantada por empresário, para valorizar o técnico portista na hora da saída e até numa possível renovação contratual, o que não parece passar pela cabeça de Pinto da Costa, presidente do time das Antas.

Acadêmica

O técnico Pedro Emanuel, da Acadêmica, foi demitido logo após mais uma derrota no ultimo domingo, quando perdeu em Barcelos por 2×1 para o Gil Vicente. Aquela foi a terceira derrota consecutiva de uma sequencia de nove jogos sem vencer, e que acabou por colocar o time de Coimbra na zona de rebaixamento, com 21 pontos, e a 4 do ultimo colocado, Beira-Mar, com 17. Sergio Conceição, antigo jogador da seleção portuguesa, e que já dirigiu o Olhanenses, é o novo técnico.

Sporting

Hugo Viana, 30 anos, e cujo contrato com o Braga termina em dois meses, devera ser o próximo reforço leonino e a custo zero.

Belenenses

O Belenenses, após bater por 3×1 nesse final de semana em Rio Maior o Sporting B por 3×1, sagrou-se campeão da Liga de Honra.

O time do Restelo, por decisão do Conselho de Disciplina da Federação, foi impedido de registrar novos contratos de jogadores ou de renovar os já existentes, enquanto não quitar os direitos de formação do jovem Andre Almeida, formado no Alverca, de quem o Belenenses o contratou em 2007, vendendo-o ao Benfica em 2011.

O Belenenses entregou essa semana, ao Conselho de Justiça da FPF, um pedido de impugnação da decisão da Liga, que aprovou o alargamento da Superliga Portuguesa de 16 para 18 equipes. Aliás, o time do Restelo sugere justamente o contrario, ou seja, o encurtamento de 16 para apenas 12 equipes na divisão maior de Portugal; além de também propor outras mudanças na Liga de Honra.

Seleção Portuguesa

O ranking deste mês de abril, da FIFA, coloca Portugal na 5a posição, subindo duas em relação ao mês passado. À frente da seleção lusa estão Espanha em 1º, Alemanha em 2º, Argentina em 3º e Croácia em 4º. O Brasil ocupa apenas a 19ª posição, a pior em todos os tempos. Já no ranking de equipes, com a eliminação do PSG (ultima equipe francesa nas Taças Europeias) e a evolução do Benfica para as semifinais, Portugal aproxima-se mais ainda do 5o lugar, ainda ocupado pela França, podendo até assumi-lo definitivamente caso o Benfica consiga vaga na final da Liga Europa.

Portugueses no Exterior

O Real Madrid, mesmo perdendo nesta terça na Turquia por 3×2, evoluiu para as semifinais da Liga dos Campeões por ter vencido em casa por 3×0. Cristiano Ronaldo marcou os 2 gols do time merengue e com isso, além de se isolar na artilharia da disputa com 11 gols, alcançou a fantástica media de mais de 1 gol por jogo (marcou até agora 11 gols em 10 jogos). No sorteio da próxima fase coube ao Real enfrentar o Borussia Dortmund na Alemanha a 24 deste mês, fazendo a partida de volta na Espanha, a 1 de maio. O vencedor deste confronto pega o vencedor de Bayern x Barcelona (1o jogo a 23 de abril na Alemanha e partida de volta dia 30 na Espanha).

Junto com Cristiano, Mourinho é outro a quebrar recordes constantemente. A passagem do Real às semifinais fez o treinador chegar a sua sétima semifinal (tal como Alex Ferguson já houvera conseguido), dentre as quais se sagrou até o momento campeão em duas ocasiões: 2004 pelo Porto e 2010 pela Inter de Milão.

Jornais ingleses dão conta de uma possível oferta do Tottenham de 17,5 milhões de euros ao Real Madrid para contratar o lateral luso Fabio Coentrão.

Já na França a especulação gira em torno de uma possível negociação entre o Manchester United e o PSG, que estaria disposto a oferecer aos ingleses algo em torno de 11,7 milhões de euros para levar Nani, que teria um contrato de cinco anos e receberia semanalmente 117 mil euros (quase 500 mil euros por mês).

Sá Pinto esta mesmo fazendo sucesso na Sérvia, sob o comando do Estrela Vermelha, onde venceu até agora todos os 4 jogos disputados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: