Após proposta da Fifa, Cabo Verde anuncia nome do Rei Pelé em Estádio Nacional

Da Redação

Neste dia 04, o Governo de Cabo Verde anunciou a decisão de homenagear o “Rei Pelé” atribuindo o seu nome ao Estádio Nacional, localizado em Monte Vaca, na ilha de Santiago. O anúncio foi feito pelo Primeiro Ministro em mensagem nas redes sociais.

Ulisses Correia e Silva justifica a decisão pelo fato de Cabo Verde e Brasil terem uma história e cultura “que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares”.

Com o falecimento de Edson Arantes de Nascimento, cidadão brasileiro que se transformou numa figura planetária, “ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe”, referiu o primeiro-ministro.

“Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações”, acrescentou o Chefe do Governo.

“Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção (do Governo) de nomear o nosso Estádio Nacional, como ‘Estádio Pelé’, numa iniciativa ao qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanhará”, sublinhou.

O Executivo já comunicou à FIFA essa intenção, por ter sido a Instituição que gere o futebol mundial a lançar o repto, e que, agora, o Governo cabo-verdiano pretende concretizar brevemente em ato simbólico.

Presente no velório de Pelé na cidade de Santos, na Vila Belmiro, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou que pedirá às federações do mundo inteiro que nomeiem um estádio com o nome de Pelé.

“Como Fifa, vamos homenagear o Rei. Nesse momento vamos a pedir a todas as federações um minuto de silêncio [nos jogos] e o que posso dizer aqui é que também vamos pedir a todas as federações do mundo inteiro que nomeiem um estádio com o nome de Pelé, porque acredito que as futuras gerações têm de saber quem é Pelé, e a alegria que ele deu ao mundo” disse Infantino.

Em Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também decidiu implementar um minuto de silêncio em homenagem ao brasileiro Pelé nas várias competições que organiza, com duração até ao dia 08 de janeiro.

“Em homenagem ao antigo jogador Pelé, que faleceu na última quinta-feira aos 82 anos, a Federação Portuguesa de Futebol determinou um minuto de silêncio nas competições por si organizadas até ao próximo domingo, dia 08 de janeiro”, lê-se no comunicado do doa 02 da FPF, avançou a Lusa.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu na quinta-feira, aos 82 anos, no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na sequência da “falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia”, segundo comunicado do hospital.

Já o Rio de Janeiro anunciou o nome de Pelé na via que passa pelo Estádio do Maracanã.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: