Remessas dos emigrantes sobem 1,8% em agosto para 308 milhões de euros

Da Redação com Lusa

As remessas dos emigrantes subiram 1,8% para 308 milhões de euros em agosto, enquanto as verbas enviadas pelos estrangeiros em Portugal subiram 7,2%, para 48,2 milhões, de acordo com os dados do Banco de Portugal.

De acordo com a atualização dos dados relativos a agosto, já disponível no site do regulador financeiro, os emigrantes portugueses enviaram 308,07 milhões de euros em agosto, o que representa uma subida de 1,79% face aos 302,6 milhões enviados no mesmo mês do ano passado.

Como é costume, as remessas da França e da Suíça representam os valores mais elevados, com os portugueses radicados em França e enviarem o valor maior: 89,4 milhões de euros, o que representa uma ligeira diminuição de 0,46% face ao valor enviado em agosto do ano passado.

Em sentido inverso, os estrangeiros a trabalhar em Portugal enviaram 48,2 milhões de euros para os seus países de origem, o que representa uma subida de 7,23% face aos 44,9 milhões de euros enviados em agosto do ano passado.

PALOP

As remessas dos portugueses nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) subiram 9,3%, para 19,3 milhões de euros em agosto, enquanto as verbas enviadas pelos lusófonos em Portugal aumentaram 3,6%, para 3,17 milhões, segundo dados oficiais.

De acordo com a atualização do Banco de Portugal, os trabalhadores portugueses nos PALOP enviaram 19,38 milhões de euros, o que representa uma subida de 9,3% face aos 17,7 milhões enviados em agosto do ano passado.

Como é tradicional, os valores de Angola influenciam decisivamente a evolução dos dados sobre os PALOP, já que representam a grande maioria das remessas enviadas para Portugal.

Assim, os portugueses em Angola enviaram para Portugal 18,8 milhões de euros, representando uma subida de 10,5% face aos 17,06 milhões enviados em agosto do ano passado.

Em sentido inverso, os trabalhadores africanos lusófonos a trabalhar em Portugal enviaram 3,17 milhões de euros, o que representa uma subida de 3,6% face aos 3 milhões enviados em agosto do ano passado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: