JMJ: Metropolitano de Lisboa com recorde de 4 milhões de viagens em sete dias

Mundo Lusíada com Lusa

O Metropolitano de Lisboa registrou o recorde de 4 milhões de viagens entre 31 de julho e 06 de agosto, período em que decorreu a Jornada Mundial da Juventude, anunciou hoje a empresa.

Numa nota, o Metropolitano de Lisboa informou que estes 4 milhões de viagens representam um recorde no Metro num período de sete dias consecutivos, e que só na passada sexta-feira, 04 de agosto, contabilizou quase 740 mil viagens, “uma situação inédita na história da empresa”.

Segundo a empresa, esta situação foi possível devido ao “reforço de comboios, com mais de 15.600 circulações, tendo todo o evento sido monitorizado permanentemente entre o Metropolitano de Lisboa e todas as entidades envolvidas”.

Foi também reforçado o apoio operacional nas estações, com mais 70 voluntários (trabalhadores não operacionais e promotores).

O Metropolitano destacou ainda que o transporte de peregrinos efetuou-se “de forma ordeira e sem incidentes” e elogiou “o empenho e a dedicação” dos trabalhadores, o que “permitiu o cumprimento do plano de mobilidade previamente definido, enquanto operador de transporte estruturante na cidade de Lisboa”.

O Metropolitano de Lisboa destacou ainda que celebrou uma parceria com o Comité Organizador Paroquial do Alto do Lumiar para a cedência de instalações, de 29 de julho a 07 de agosto, para alojamento e pernoita de cerca de 500 peregrinos.

Aeroporto

O Aeroporto de Lisboa movimentou cerca de 960.000 passageiros na semana da Jornada, mais cerca de 10.000 passageiros por dia face ao normal no pico de verão, anunciou hoje a ANAC.

Em comunicado, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou que “entre os dias 30 de julho e 07 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foram movimentados, no Aeroporto de Lisboa, cerca de 960.000 passageiros”.

De acordo com o regulador da aviação, nos dias 30 e 31 de julho e 06 e 07 de agosto foi ultrapassada a marca dos 110.000 passageiros por dia, correspondendo a um acréscimo de cerca de 10.000 passageiros por dia face ao que é normal para o pico de verão.

Ainda assim, os valores registrados durante a JMJ não ultrapassaram o máximo histórico de 113.555 passageiros movimentados na Portela no dia 16 de julho, avançou à Lusa fonte oficial da ANAC.

“Não obstante o grande fluxo de passageiros verificado, em simultâneo com situações de greve, verificou-se que a operação aeroportuária nestes dias decorreu sem constrangimentos significativamente mais impactantes do que os que já decorrem das circunstâncias da operação de verão no Aeroporto Humberto Delgado”, apontou o regulador.

A ANAC, que esteve presente diariamente no aeroporto de Lisboa com várias equipas, durante a JMJ, agradeceu ainda aos trabalhadores, a todos os envolvidos no sistema da aviação civil, aos passageiros que colaboraram com as autoridades e às entidades envolvidas no certame religioso, que contribuíram “para o sucesso do evento”.

Cartões estrangeiros

Ainda, as operações com cartões estrangeiros subiram 40% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém durante a JMJ, divulgou hoje a SIBS.

Com base nos dados SIBS Analytics, durante o período 01 e 06 de agosto, “o número de transações com cartões estrangeiros nos distritos com maior número de peregrinos – Lisboa, Setúbal e Santarém – registrou um crescimento de 40% face ao período homólogo”, lê-se no comunicado enviado pela SIBS.

Já a nível nacional, “esse crescimento foi de 21%”.

De acordo com a entidade, “no total de transações – cartões estrangeiros e nacionais – o SIBS Analytics registrou, durante o período em análise, um crescimento de 8% no número de transações a nível nacional, e de 10% nos distritos supra referidos”.

Relativamente ao valor das transações, “apesar da variação ser similar tanto a nível global quanto nos distritos, em termos de cartões estrangeiros, este registrou um crescimento de 8% a nível nacional e de 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém”.

No ‘top 5’ dos países em que o número de transações com cartões estrangeiros mais cresceu nos distritos referidos, comparativamente ao período homólogo, destaque para o México (+551%), Polônia (+219%), Austrália (+204%), Brasil (+92%) e Itália (+91%).

“No entanto, em valor absoluto, França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os 5 países que mais transações fizeram durante o período em análise”, refere a SIBS, adiantando que “a variação no número de transações considerou os países com maior expressão no total de operações”.

A JMJ de Lisboa terminou no domingo, no mesmo dia em que o Papa Francisco, que chegou a Portugal na quarta-feira, regressou ao Vaticano.

O maior acontecimento da Igreja Católica juntou cerca de 1,5 milhões de jovens no Parque Tejo (Lisboa) para uma missa e uma vigília, com a presença do Papa Francisco.

Peregrinos antes da vigília da juventude para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Parque Tejo em Lisboa, Portugal, 05 de agosto de 2023. O Pontífice está em Portugal por ocasião da JMJ, um dos principais eventos da Igreja que reúne o Papa com jovens do mundo todo, que acontece até o dia 06 de agosto. MIGUEL A. LOPES/LUSA/POOL

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: