Semana Cultural homenageia povoadores dos Açores

Por Eulália Moreno
Mundo Lusíada

Cantador Eliezer e Grupo Trivolim na Casa dos Açores de SP. Foto: Eulália Moreno

A décima edição da Semana Cultural da Casa dos Açores de São Paulo teve lugar de 27 a 30 de Outubro com o tema “Povo, Povoamento e Povoadores”.
“A idéia foi a de contemplar os povos que, de forma mais intensa, povoaram as ilhas açorianas: Portugueses, em especial do Algarve, Alentejo e Madeira, Flamengos, Espanhóis, Árabes e Judeus. Falamos um pouco da história desses povoadores que, logo à entrada do salão eram apresentados através de trajes, instrumentos musicais, peças religiosas e alimentos característicos”, explica Antonio Tavares Arruda, vice-presidente da Casa dos Açores (CASP) e coordenador do evento.
Presentes na segunda noite o secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo, o seu Adjunto Luis Sobral e Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. Andrea Matarazzo saudou os presentes e congratulou-se com a diretoria da CASP enaltecendo o empenho e a dedicação de todos aqueles que se orgulham das suas raízes. Com alguns projetos para aquela região, o secretario de Estado da Cultura anunciou que, muito em breve, o salão do CASP será utilizado para eventos culturais numa parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Casa dos Açores. “Nos sentimos muito honrados com as visitas de tão ilustres figuras da política estadual e nacional do Brasil que fizeram questão de estar conosco, de conhecer, pessoalmente, o trabalho que desenvolvemos com alunos de escolas próximas a nossa sede. Nós não somos uma ilha, a  Casa dos Açores demonstra a cada ano essa sua vocação de interagir com o meio onde está inserida  partilhando experiências e divulgando tradições que nos são tão queridas”, afirma Antonio Tavares Arruda.

Antonio Arruda e Prof. Luiz Antonio Caetano. Foto: Eulália Moreno

A sessão de abertura teve o jornalista Martins Araújo fazendo a apresentação da primeira palestra pelo professor Francisco do Vale Pereira, do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina intitulada “Formação de Portugal e Povoamento dos Açores”. Alunos da EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Escola Santa Marina, EE Coronel Pedro Arbues e Colégio Santa Isabel, além de um grupo de Catequese da paróquia de Santa Isabel, apresentaram  peças teatrais e dissertações alusivas não apenas ao tema da Semana Cultural mas também a aspectos ligados à questão da intolerância cultural e religiosa em alguns países, que, no universo das relações humanas nos estabelecimentos de ensino, se apresenta como assédio escolar ou “bullying”.
Números musicais foram apresentados pela Tocata do Rancho Folclórico Cantares e Dançares do Minho, Coral Cantares do Basalto do CASP com a participação da Família Jacob, Studio de Danças Vânia Molla, Grupo de Teatro e Música Santa Marina e o Grupo de Dança Trivolim de Folguedos Populares com o cantador Eliezer Teixeira que encenaram  a luta entre cristãos e mouros, tema recorrente do folclore brasileiro. Vídeos do grupo Tumbalalaika, “Uma Fé em Música” e Lucero Tena tocando castanholas completaram a programação que incluiu também a posse da nova diretoria eleita que mantém Marcelo Stori Guerra como presidente, Rogério Estevão de Medeiros como vice-presidente, Antonio Tavares Arruda como Diretor Cultural,  Maria Leonilda Jacob como Tesoureira e diretora administrativa e Luis Ângelo, como diretor de Patrimônio.

1 Comment

  1. Muito bom ler notícias sobre a nossa gente. Encontrar a Jornalista Eulalia Moreno é algo muito melhor ainda. Por aqui tambem vamos cultivando as nossas tradições açorianas.
    Um grande abraço a Jornalista Eulalia Moreno.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: