No RS, Congresso Ibero-Americano aborda o Portugal de 1975: 40 anos depois

Da Redação

Governador recebeu a vice-cônsul de Portugal, Adriana de Mello Ribeiro. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini.
A vice-cônsul de Portugal, Adriana de Mello, estará presente na abertura. Foto Arquivo: Luiz Chaves/Palácio Piratini.

No sul do Brasil, a PUCRS realiza nos dias 11 e 12 de novembro, o X Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, ao tema Portugal 1975: 40 anos depois.

A temática desta edição favorece a reflexão sobre a memória dos regimes autoritários, em especial o português, cuja queda completou quarenta anos em 2014, mas também o brasileiro, que teve seu cinquentenário também rememorado no ano passado, e demais regimes latino-americanos e europeus. O evento contará com a presença de especialistas portugueses e brasileiros.

O X Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos é uma reunião científica com vinte anos de tradição destinada à apresentação de resultados de pesquisa histórica, com a discussão de temáticas de história política e ibero-americana.

O evento Portugal 1975, tem como propósito promover o encontro entre pesquisadores de História e áreas afins que possuam pesquisas em comum acerca das questões políticas, culturais e sociais sobre Portugal no âmbito da redemocratização, para isso, será utilizada como baliza o ano de 1975, com a pretensão de compreender o processo de liberdade política e social, assim como de independência nas então colônias portuguesas

No decorrer do X CIEIA ocorrerão 4 Simpósios Temáticos. Nas comunicações, há espaço para estudos relacionados a todos os países de língua portuguesa, como os trabalhos Arte, Música e Cultura nos países de língua portuguesa; O Autoritarismo em Português – Ditaduras em Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa; Política e Cidadania nas Democracias dos países de língua portuguesa; Imigração e Transnacionalidade: dos movimentos de ideias e pessoas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Participam do evento a Dra. Maria Inácia Rezola (Escola Superior de Comunicação Social do IPL / Universidade Nova de Lisboa), Dr. Augusto Nascimento (Centro de História da Universidade de Lisboa), além de autoridades como Dra. Adriana Melo Ribeiro (Vice-Cônsul de Portugal), António David Santos da Graça (Diretor da Casa de Portugal), António Neiva Soares (Instituto Cultural Português), e Dr. Francisco José Serra (Consul honorário de Pelotas). Saiba mais em eventos.pucrs.br/cieia2015/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: