Embaixador e presidente do Camões nos 181 Anos do Real Gabinete Português de Leitura

Mundo Lusíada

Na tarde de 14 de maio, aconteceu no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, uma cerimônia comemorativa aos 181 anos da sua fundação.

Além da comemoração do aniversário da instituição, foram entregues títulos honoríficos a colaboradores e a posse da nova Diretoria eleita para o biênio de 2018/2020.

Estiveram presentes o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Leitão, o Conselheiro Cultural João Pignatelli e Luís Faro Ramos, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., convidado para fazer o discurso oficial.

Ainda, o presidente do IHGB- Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, Arno Wehling e de Evanildo Bechara, que representou a Academia Brasileira de Letras.

A sessão foi presidida por Rui Manuel Patrício, presidente do Conselho Deliberativo do Real Gabinete Português de Leitura.

Após a cerimónia, foi realizado um jantar no Palácio São Clemente que firmou a criação da Associação Luís de Camões, constituída pelo instituto Camões, o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.

O acordo assinado ano passado visa a preservação do patrimônio que compõe o acervo cultural, social, educacional e histórico de Portugal, ligado às entidades.

Visita

No âmbito da sua deslocação ao Rio de Janeiro, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, visitou ainda o Centro Cultural Luso-brasileiro, guiado pelo presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Francisco Gomes da Costa.

Na visita estiveram também presentes o embaixador de Portugal no Brasil, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro e o Conselheiro Cultural da embaixada de Portugal em Brasília.

Ainda no dia 15, um encontro, promovido pelo embaixador, entre o Presidente do Camões com as responsáveis das cátedras apoiadas pelo Camões, I.P. no Brasil, aconteceu no Rio.

Na reunião foram trocadas impressões sobre as atividades desenvolvidas pelas cátedras e sobre as possíveis sinergias entre os vários projetos, no contexto do relacionamento cultural entre Portugal e o Brasil.

Estiveram presentes: Vera Lúcia Ferlini – Cátedra Jaime Cortesão (Universidade de São Paulo ); Rita Aparecida Coelho Santos – Cátedra Fidelino de Figueiredo (Universidade do Estado da Bahia (Salvador); Izabel Margato – Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ), Raquel Beatriz Junqueira Guimarães – Cátedra Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte); e Maria Nazaré dos Santos Sarges – Cátedra João Lúcio de Azevedo (Universidade Federal do Pará (Belém do Pará).

São Paulo

O Presidente do Camões, I.P. ainda visitou o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, cuja recuperação avança a muito bom ritmo, prevendo-se a reinauguração para o final de 2019. Na visita estiveram também presentes o Cônsul-Geral em São Paulo, Paulo Lourenço, o Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, e o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello.

O Camões, I.P. assinou em 2017, na presença do Presidente da República e do Primeiro Ministro de Portugal, um protocolo com a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria da Cultura de São Paulo, visando apoiar a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

Também em São Paulo, o presidente do Camões visitou no dia 16 a Cátedra Jaime Cortesão, na Universidade de São Paulo, em São Paulo. Foi recebido por Vera Ferlini, responsável da cátedra, e pela presidente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da universidade, Maria Arminda Arruda.

A Cátedra Jaime Cortesão foi criada há 25 anos e é a mais antiga das cátedras dedicadas aos estudos portugueses no Brasil. Na ocasião o presidente do Camões, I.P. trocou também impressões com vários bolseiros da cátedra.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: