10ª Semana Cultural Açoriana aborda povoamento e povoadores

Da Redação

Entre 27 e 30 de outubro, a Casa dos Açores de São Paulo realiza a sua 10ª Semana Cultural Açoriana. De acordo com a associação, o objetivo destas semanas culturais é entender, aprofundar e propagar a cultura açoriana, perante a comunidade açor-descendente e simpatizantes da região, além de pesquisar os aspectos culturais e históricos convergentes entre a cultura e a história do arquipélago com história e a cultura brasileira.

Este ano, a Semana Cultural Açoriana adotou como tema: “Açores – Povo, Povoamento e Povoadores”. A programação contempla em especial os povos que, de forma mais intensa e razões diversas, povoaram as ilhas Açorianas, descobertas em 1427 por Diogo de Silves, e mandadas povoar nos idos de 1432, pelo Infante D. Henrique, em missão conduzida por Gonçalo Velho Cabral, parente de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.

Portugueses, em especial  do Algarve, Alentejo e Madeira, Flamengos, Espanhóis,  Árabes e Judeus, a maioria já convertidos ao cristianismo, constituíram os grupos mais expressivos no processo de povoamento das ilhas açorianas. Quem são estes povos, sua origem, história e cultura, e o como chegaram às ilhas para as povoar, constituem a programação do evento, que inclue palestras e apresentações teatrais, canto, vídeo, música e dança.

A casa espera diversas personalidades para o evento. No dia de abertura, contará, entre outras performances,  com uma palestra inaugural, proferida  pelo professor Francisco do Vale Pereira, pesquisador do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de  Santa Catarina.

Alunos de importantes escolas da região: Colégio Santa Izabel, Escola Santa Marina, EMEI Bartolomeu Lourenço de Gusmão e da E.E. Coronel Pedro Arbues,  apresentarão ao público presente as principais contribuições das gentes e países que povoaram as nove ilhas açorianas.

Como recorte do tema principal  da 10ª Semana Cultural Açoriana 2011, os alunos das  escolas também falarão de aspectos ligados à questão da intolerância, enquanto fenômeno que permeia as relações históricas entre países, culturas e religiões e que, ainda hoje, permeiam as relações humanas,  inclusive nas escolas, a exemplo do que se conhece hoje como “bullying”.

Já no sábado, dia 29, o evento traz uma apresentação especial do Grupo de Dança Trivolim de Folguedos Populares. Este grupo faz parte de um projeto cultural que integra crianças carentes da região de Interlagos – São Paulo, as quais interpretarão danças e cantos folclóricos ligados a luta entre mouros e cristãos, tema recorrente do folclore brasileiro e que também está ligado ao tema da 10ª Semana Cultural Açoriana.

O evento é aberto ao público e terá entrada franca. 

SERVIÇO: 
10ª  SEMANA CULTURAL AÇORIANA – AÇORES: POVO, POVAMENTO, POVOADORES
27 A 30 DE OUTUBRO DE 2011 – A PARTIR DAS 20 HS – ENTRADA FRANCA
CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO:  RUA DENTISTA BARRETO, 1282.
VILA CARRÃO – SÃO PAULO – BRASIL – FONE: 2296 4890
http://www.casadosacores.com/ 
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: