Consulado de Portugal só retoma atendimentos regulares no final da quarentena em SP

Mundo Lusíada

Após a extensão da quarentena confirmada pelo governo do Estado de São Paulo, o Consulado Geral de Portugal informou que manterá a suspensão de novos agendamentos até ao próximo dia 28 de Junho, tanto para a capital como no Escritório Consular em Santos.

Os atendimentos regulares serão retomados no final do período de quarentena.

“Até essa data, continuará suspensa a recepção de novos processos. Todos os processos que aqui já se encontram, continuarão a ser tratados, mas sofrerão demoras, atendendo à redução de recursos humanos neste Posto e nos diversos serviços em Portugal dos quais dependemos” informou o órgão.

O Consulado ainda pediu aos utentes que não enviem documentação por correio, o Consulado adota medidas para retomar gradualmente o trabalho, “garantido a segurança dos funcionários e dos utentes”.

“Tentaremos dar resposta a todos os reagendamentos. Pedimos o favor de não nos contactarem para reagendar o atendimento de imediato, uma vez que precisaremos de efetuar o procedimento para milhares de pessoas, o que, naturalmente, demorará algum tempo”.

Até 01 de Julho, a entrada em espaço europeu está restrita a nacionais e residentes na Europa. O Consulado lembra que “não têm competências sobre questões de fronteiras, pelo que não podem ‘liberar’ a entrada de ninguém em espaço europeu”.

O tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal foi suspenso para todos os voos de e para todos os países que não integram a União Europeia, com algumas exceções, como SP e RJ.

Mas o primeiro-ministro já admitiu a possibilidade de Portugal vetar a entrada de cidadãos provenientes do Brasil, caso seja essa a determinação da Agência de Prevenção de Doenças da União Europeia face à pandemia de covid-19.

No Rio

O Consulado Geral no Rio, na sequência da retomada dos agendamentos relativos a Passaportes em 1 de junho, informou que os agendamentos para Cartão de Cidadão serão retomados a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de junho.

O Consulado, através do “call-center” procurará contactar todos os utentes agendados, para recomendar a chegada com uma antecedência de uma hora face ao horário agendado.

Também serão feitos o reagendamento de cartão de cidadão e passaporte cancelados em consequência da pandemia e da interrupção do atendimento ao público.

“Tendo em mente as dificuldades enfrentadas para conseguirmos contactar todos os utentes, solicitamos aos utentes com pedido de Passaporte e Cartão de Cidadão agendado para o período de MARÇO E ABRIL, e que ainda NÃO TENHAM SIDO CONTACTADOS/REAGENDADOS, NO PRAZO DE DUAS SEMANAS a contar desta publicação, que nos contactem através da “[email protected]” para procedermos à remarcação”.

Segundo o Consulado, todos os outros atendimentos continuam com atendimento presencial suspenso até novas indicações (como nacionalidade, transcrições e todos os demais). Existem, no entanto, alternativas para os poderem fazer sem ser presencialmente no Consulado, descritas no site do órgão.

Informação sobre retoma de processamento de vistos também será tornada pública em breve.

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