Comunidade Portuguesa de São Carlos e região pode ter seu Consulado Honorário

Foto: Atual direção da Casa de Portugal com deputado Paulo Porto.
A possibilidade do restabelecimento do Consulado Honorário na região foi reforçada pelo Deputado da Assembleia da República Paulo Porto Fernandes.
Da Redação
Conforme divulgou em 16 de outubro o jornal “São Carlos Agora”, a Comunidade Portuguesa da cidade de São Carlos, e da região no interior do estado de São Paulo, pode ter seu Consulado Honorário de Portugal.
Conforme a publicação, a implementação do órgão deve preencher um vazio deixado pelo “extraordinário” trabalho desenvolvido pelo último Cônsul Honorário na cidade, Óscar Ferreira, falecido em 2000, esposo da professora portuguesa, Dona Carminda Nogueira de Castro Ferreira, falecida em 2010, cujo trabalho na cidade também deixou muitas marcas.
A possibilidade do restabelecimento do Consulado Honorário de Portugal em São Carlos e região foi sublinhado pelo Deputado da Assembleia da República Portuguesa, Paulo Porto Fernandes (eleito pelo Círculo de Fora da Europa), em visita à Casa de Portugal de São Carlos no passado dia 14, onde foi recebido pela diretoria.
Sobre esse assunto, Paulo Porto informou que já teve uma conversa com o novo embaixador de Portugal no Brasil: “De fato, eu e o embaixador já conversamos sobre esse assunto e será feito um estudo para que esse Consulado Honorário seja reativado aqui em São Carlos e que seja nomeado um novo Cônsul Honorário, bem como a necessidade de se nomear um novo Cônsul Honorário em Campinas, devido ao falecimento, este ano, do Dr. João Antonio Serra, que detinha a função”, destacou Paulo Porto.
O Consulado Honorário de Portugal em São Carlos é “fundamental” para congregar e apoiar a comunidade portuguesa e seus luso descendentes da cidade e região, como também para servir de facilitador nas relações bilaterais entre os dois países, principalmente nas áreas de investimentos empresariais em Portugal, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, sendo a Casa de Portugal de São Carlos a entidade que melhor posição detém para avançar com esses objetivos.
“A Casa de Portugal de São Carlos abrange uma área enorme no interior do estado de São Paulo e ela é, de fato, um braço do Estado Português, desempenhando agora o papel provisório de Consulado Honorário. Daí, a enorme importância da sua existência, não só no apoio à comunidade portuguesa e luso-descendente, como no apoio à sociedade como um todo”, disse ao Jornal São Carlos Agora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: