Almoço das Quintas reúne “madrinhas” e personalidades no último evento do ano na Casa de Portugal

Por Odair Sene

O anfitrião do almoço semanal, Mauro Fernandes, com o presidente da Casa de Portugal (ainda afastado do cargo por orientação médica), Com. Antonio dos Ramos, recepcionaram os convidados juntamente com o presidente interino da casa Renato Afonso Gonçalves, e José Antonio Fernandes e outros diretores na última quinta feira dia 14 de dezembro.
Aliás, a recepção foi muito maior do costumeiro, muitos mais convidados compareceram ao evento que normalmente é realizado no restaurante “O Marquês” mas desta vez foi transferindo para o salão principal da Casa de Portugal, para acomodar mais convidados.
O destaque maior do evento foi a presença de um grupo de “madrinhas” que participaram durante o ano, uma vez ao mês, acrescendo em muito o encontro que tradicionalmente é bastante concorrido.
Além também de várias figuras de destaque dentro da comunidade portuguesa, como o presidente da Câmara Portuguesa de SP, Nuno Rebelo de Sousa, o ex-presidente da casa Júlio Rodrigues, o empresário Roberto Vilela entre outros ligados à Câmara de Comércio, também nosso Cônsul Geral Adjunto do Consulado de Portugal Jorge Longa Marques e até um representante do Governo de Cabo Verde, o Cônsul Geral Honorário, Emmanuel Rocha (filho do saudoso – falecido – Cônsul Aguinaldo Rocha), enfim uma plêiade de dirigentes associativos, empresários e, como o nome diz, “ilustres” figuras de destaque neste universo luso brasileiro.
Nesta ocasião o Com. Antonio dos Ramos falou aos presentes enaltecendo o encontro, os amigos que lá estavam, falou um pouco do que é Casa de Portugal, anunciou uma programação que será novidade em 2024, quando a casa deverá promover uma espécie de “tertúlia” onde amadores (mas bons, disse) poderão cantar, participar e enriquecer ainda mais as noites culturais da entidade. Para dar uma mostra, o próprio Comendador cantou, sem qualquer instrumento, apenas na voz, uma canção da época natalina que (logicamente) arrancou efusivos aplausos de quem lá esteve.

O Cheff Mauro Fernandes com o presidente Com. Antonio dos Ramos e o Cônsul Adjunto Jorge Longa Marques.

Finalmente também fez uso da palavra o representante do Consulado, Jorge Longa Marques, dizendo que a casa é um ponto agregador da nossa comunidade, ele também valorizou o fato de ser a maior comunidade estrangeira no Brasil.
“A comunidade portuguesa é maioritária em todos os estados da união, não há um único desde o Distrito Federal até Amazônia, do Acre até São Paulo, os portugueses são maioria em todos os Estados, e eu fico muito contente porque isso é uma responsabilidade acrescida, não só nossa [responsabilidade] do Consulado, mais por parte de todos os portugueses, que todos os dias representam Portugal”, disse reforçando que todos são “embaixadores” de Portugal numa comunidade “que se une, se agrega, e que acrescenta”.
Jorge Marques elogiou a Casa de Portugal dizendo que “cumpre muito bem o papel da representatividade ao longo dos últimos 80 anos de muito trabalho”, e completou citando o colega Cônsul de Cabo Verde, Emmanuel Rocha, valorizando também a união e amizade que há entre vários países dos vários continentes, ressaltando que os representantes querem sempre o melhor aos demais.
“Nós queremos o que é melhor para Portugal, o melhor para o Brasil, todos nós queremos o melhor para os nossos próximos, como é o caso de Cabo Verde, e que continuem a vir aos eventos da Casa de Portugal”, finalizou.•

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: