Tempo frio está de regresso a Portugal continental

Da Redação com Lusa

O tempo frio está de regresso a Portugal continental com uma descida significativa das temperaturas máximas entre 05 a 10 graus Celsius, vento forte e precipitação, disse à Lusa o meteorologista Jorge Ponte.

“Vamos ser afetados por uma massa de ar com origem polar. As temperaturas vão descer significativamente, especialmente tendo em conta que na semana passada tivemos temperaturas acima da média e portanto vai fazer-se sentir mais esta descida abrupta”, adiantou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Jorge Ponte, a descida da temperatura, da mínima e máxima, vai também fazer-se sentir devido ao aumento da intensidade do vento, em especial na faixa costeira e nas terras altas. Pelo menos até ao fim de semana as temperaturas vão manter-se baixas.

Dez distritos de Portugal continental estão a partir deste dia 23 sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio e queda de neve, segundo o IPMA.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real estão com aviso até às 09:00 de sexta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo entre as 14:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado face à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 14:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 05 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.

Está também previsto vento forte, em especial na faixa costeira e nas terras altas, e períodos de chuva mais frequentes na sexta-feira, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.

Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A ANPC recomenda especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com patologias crônicas e população sem-abrigo.

As autoridades chamam ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.

A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: