Santos comemora 477 anos com espaços de lazer, títulos de propriedade e construção de moradias

Da Redação

Os 477 anos da cidade de Santos, comemorados oficialmente nesta quinta-feira (26), serão celebrados desde o início da manhã com os tradicionais atos oficiais e religiosos.

Ao meio-dia, haverá a entrega de 189 títulos de propriedade do Programa Cidade Legal para moradores da Vila Pelé (Rádio Clube) e do Pantanal de Cima (Morro Santa Maria), além do início das obras do conjunto habitacional Santos AB – Prainha, que terá 574 moradias.

O ato, que contará com a participação do prefeito Rogério Santos e do governador de São Paulo, Tarcisio Freitas, será realizado na área do futuro empreendimento na Prainha do Ilhéu, na Zona Noroeste (Avenida Jornalista Armando Gomes, próximo à rotatória).

A regularização fundiária e o novo conjunto habitacional são frutos de parceria entre a Prefeitura, a Cohab Santista e os governos do Estado e Federal.

A partir das 18h, ocorre a entrega do espaço kids do Novo Quebra-Mar (Parque Roberto Mário Santini, na Praia do José Menino), formado por playground temático e parque das águas, e do prédio da Escola de Surfe, que passou por reforma. Na ocasião, haverá também o lançamento de uma escolinha de skate.

Atrações

O Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste, se junta às comemorações para o aniversário de 477 anos de Santos. A programação, que será gratuita, inclui atrações musicais, oficinas com materiais recicláveis, doação de mudas e espetáculos circenses para toda a família.

Uma agenda artística está preparada para as comemorações do aniversário. O Balé da Cidade de Santos apresenta o espetáculo ‘Mulheres  de Areia’, nesta quinta (26) e sexta (27), às 17h30, na praia do Boqueirão,  em frente à Rua Angelo Guerra. Já no palco da praia do Gonzaga (próximo ao canal 2) as atrações serão Marcão Britto & Thiago Castanho, celebrando os 30 anos da banda Charlie Brown Jr. (quinta, 18h); Banda Musirama com participação de Salazar Sax e Banda Carlos Bronson com participação do cantor Léo Maia (sexta, 18h e 20h, respectivamente); Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (sábado, 18h) e show de Seu Jorge (domingo, 19h). A realização é da Prefeitura de Santos, gratuita.

Também, quatro navios da Marinha do Brasil atracarão no Porto de Santos. As embarcações ficarão abertas ao público para visitação gratuita no domingo (29), das 9h às 17h, quando os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis para instituições assistenciais.

Os navios chegam à Cidade, vindos do estado do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (27) e ficam na região até a manhã de segunda (30), quando retornam à capital fluminense. A visitação ocorrerá através do cais da Marinha (sede da Capitania dos Portos de São Paulo), entre os Armazéns 27 e 29, próximo ao Terminal de Passageiros Concais, no bairro Macuco.
A esquadra é formada pelo navio-aeródromo multipropósito ‘Atlântico’ e as três fragatas classe Niterói ‘Defensora’, ‘Liberal’ e ‘Independência’. As embarcações fazem parte da Operação Aspirantex/2023, que realiza diversos exercícios de caráter militar, treinamento das tripulações e a familiarização dos aspirantes da Escola Naval com a vida no mar e as tradições marinheiras.

Confira a programação desta quinta (26):

8h – Ato cívico junto ao Monumento a Braz Cubas – fundador da Vila de Santos (Praça da República, Centro).

9h – Missa em Ação de Graças na Catedral de Santos (Praça José Bonifácio s/n°, Centro).

10h30 – Sessão solene na Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, Vila Nova).

12h – Entrega de títulos de propriedade e início da obra do conjunto Santos AB – Prainha (Prainha do Ilhéu, Zona Noroeste).

18h – Entrega de espaços do Novo Quebra-Mar (Praia do José Menino).

18h – Show Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. 30 anos (Praia do Gonzaga).

História

Ao comemorar o aniversário da Cidade, o santista terá o privilégio de conhecer onde começou a sua história visitando o Outeiro de Santa Catarina, que vai funcionar de quarta-feira (25) a domingo (29), com duas atrações: a exposição Santos 477 anos – Uma Cidade em Evolução e a visita monitorada à edificação.

A exposição ilustrada com fotos e imagens de Santos em várias épocas ficará no jardim do Outeiro.  O Outeiro de Santa Catarina abrigou as primeiras casas, a capela e o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, considerado o primeiro do País, em 1543. Suas rochas são remanescentes desta época.

Segundo o historiador Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, elas são ainda mais antigas do que a própria Vila de Santos. “Com certeza, as pedras estão aqui há milhares de anos”. O fundador Braz Cubas e demais colonizadores escolheram se estabelecer no outeiro, por volta de 1532, pela segurança. “Era costume dos portugueses se abrigarem em locais próximos a morros porque era possível observar, do alto, se algum perigo estava próximo”, explica.

Outro colonizador foi Luiz de Góis que construiu uma capela no Outeiro e colocou a imagem da Santa Catarina de Alexandria trazida de Portugal. A capela tornou o morro conhecido como Outeiro de Santa Catarina. Em 1591, o pirata inglês Thomas Cavendish saqueou as vilas de Santos e São Vicente, destruindo a Capela de Santa Catarina e lançando a imagem da Santa ao mar. Em 1663, uma reviravolta: um grupo de escravos que pescava nas imediações do Outeiro encontrou a imagem de Santa Catarina, que até hoje continua preservada no Museu de Arte Sacra de Santos, sendo a mais antiga do acervo.

Em 1880, sobre as rochas do outeiro, o médico abolicionista João Éboli construiu uma casa acastelada, em cuja gruta, na parte baixa da residência, ajudou a esconder os escravizados em fuga. A casa, que foi recentemente reformada pela Prefeitura, é a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

A exposição Santos 477 anos, uma Cidade em Evolução e a visita monitorada à casa de João Éboli e à gruta serão abertas ainda nesta quarta-feira (25), às 18h, e permanecerão de quinta (dia 26) a domingo (dia 29), das 11h às 17h, com entrada gratuita. O endereço é Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: