Projeto santista para a longevidade ativa vira referência em Portugal

Da Redação

O projeto Rede Educativa para a Longevidade, desenvolvido pela Prefeitura de Santos com o objetivo de expandir conceitos de envelhecimento ativo e proteção ao idoso, está servindo de referência para a cidade do Porto (Portugal), que deverá implementar iniciativa com idêntico sentido.

Segundo informações da prefeitura de Santos, toda a política para a longevidade desenvolvida na cidade do litoral de São Paulo foi apresentada pela assessora especial da Secretaria de Saúde, Ana Bianca Ciarlini, no último dia 14, ao vereador da Câmara Municipal do Porto, Pelouro da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, e para o diretor do Departamento Municipal de Relações Internacionais e de Protocolo, João Paulo Cunha.

“Acolhi com grande entusiasmo o Projeto Rede Educativa para a Longevidade, que espero possa vir a ser replicado no Porto; como diz o poeta: ‘Sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança’; parabéns pelo projeto muito inspirador”, disse o vereador português.

Ana Bianca estava emocionada com a receptividade. “Fiquei lisonjeada pelo interesse despertado pelo programa, considerado inovador e de extrema importância para oferecer melhor qualidade de vida aos idosos”.

O aprofundamento sobre assunto terá continuidade com reunião on-line entre as equipes das duas cidades.

INTERGERACIONAL

O Projeto Rede Educativa para a Longevidade visa preparar a sociedade santista para a implantação de uma política para a longevidade.

A iniciativa leva às escolas da rede municipal conceitos de revolução da longevidade e envelhecimento ativo, destacando o protagonismo do idoso ativo e incentivando a proteção às pessoas vulneráveis dessa faixa etária dentro da base familiar e da sociedade.

Foto Marcelo Martins/Arquivo/PMS

Cerca de 1,5 mil alunos serão impactados por meio de palestras interativas, materiais didáticos como o gibi ‘Turma da Longevidade’ e o uso de bibliotecas digitais. Ao longo do ano, os alunos trabalharão o tema dentro do ambiente escolar, o que permitirá mais empatia dos jovens em relação aos idosos.

Em 4 de outubro, durante a Semana da Longevidade, os alunos, com ajuda dos professores, trarão respostas por meio de manifestações artísticas intergeracionais que serão apresentadas no Teatro Municipal Braz Cubas no espetáculo ‘Revelando a Longevidade’.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: