América e Europa vão partilhar saber sobre águas termais durante Termatalia no Uruguai

Da Redação com Lusa

Operadoras de turismo, universitários e hidrólogos de 20 países, incluindo Portugal, reúnem-se no Uruguai no início de outubro, para a feira internacional Termatalia, numa edição focada no intercâmbio de conhecimento sobre fontes termais entre a América e Europa.

O diretor da Termatalia, o espanhol Rogelio Martínez, destacou hoje à agência Efe, que a 21.ª edição do certame apostará na aprendizagem mútua, já que nos países europeus o turismo termal ou termalismo tem um forte cunho medicinal, enquanto no continente americano é uma atividade de lazer.

“Queremos que estas experiências sejam partilhadas, neste caso na América, onde o termalismo é mais lúdico. Na Europa é mais associado à saúde ou terapêutico e, por isso, acreditamos que todos temos algo a aprender”, referiu Martínez, no lançamento da 21ª edição do certame, que decorrerá entre 04 e 06 de outubro nas províncias de Paysandú e Salto, no noroeste do Uruguai.

O responsável da Termatalia, que nasceu em 1999 na cidade de Ourense, na Galiza, Espanha, acrescentou que os países com fontes termais no hemisfério sul podem aprender, por exemplo, a “analisar as águas”, que, observou, “são diferentes e, portanto, têm benefícios diferentes para a saúde”.

Da mesma forma, sublinhou que pode ser interessante a experiência de algumas localidades termais do sul de Espanha, onde já está “na moda” associar o termalismo ao turismo desportivo, uma vez que no inverno a temperatura destas águas é aproveitada para a prática de desportos náuticos, algo que poderá ser aplicado em outras regiões.

No Uruguai, são esperados 30 operadores turísticos, 50 especialistas e conferencistas e 30 profissionais da imprensa especializada em águas termais.

Decorrerá ainda uma degustação de águas engarrafadas para distinguir as águas da Espanha, Brasil, Uruguai ou Argentina.

O ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, destacou por sua vez a importância do evento para o seu país, durante a apresentação.

Tabaré Viera sublinhou que “não costuma haver muitos eventos de grande dimensão” deste tipo na costa oeste do Uruguai, pelo que este evento impulsionará o turismo de congressos na zona.

O governante expressou ainda apoio à proposta de Martínez, de aproveitar a oportunidade para avançar para um destino termal binacional, entre o Uruguai e a Argentina.

O Termatalia 2023 já tem a participação confirmada de participantes de Portugal, Espanha, Alemanha, Hungria, República Checa, Itália, Croácia, Tunísia, Estados Unidos, México, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Cuba, Equador, Peru, Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, de acordo com dados da organização.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: