Turismo europeu cresce em 2011 apesar de incertezas econômicas

Em todo o mundo, chegadas internacionais subiram 4,5% nos primeiros oito meses do ano; a melhor performance ocorreu na Europa com aumento de 6%.

 

Por Mônica Villela Grayley
Rádio ONU em Nova York

Lisboa. Foto: Rodrigo Sene/Mundo Lusíada

 

A Organização Mundial do Turismo, OMT, informou que o setor cresceu 4,5 % entre janeiro e agosto deste ano, arrecadando mais de US$ 670 milhões, equivalentes a quase R$ 1,1 bilhão. Os dados são comparados aos resultados de 2010.

A maior parte deste crescimento ocorreu na Europa, com o ponto alto das visitas entre os meses de férias de julho e agosto.

O resultado surpreendeu a OMT devido às incertezas causadas com a crise econômica mundial. A compilação da agência mostra que nos países emergentes, o crescimento foi bem maior que a média mundial. O aumento no Brasil foi de 44%, seguido por Índia e China com mais de 30% e pela Rússia com 21%

Oriente Médio e Norte da África

Segundo a agência da ONU, nos países europeus, a crise não afugentou os turistas. A Grécia, por exemplo, registrou um aumento de 14% no número de pessoas que visitam o país. Já o turismo de Portugal aumentou 11% somente nos oito primeiros meses deste ano.

A tendência de alta se confirmou também na América do Sul com 13% de aumento no número de chegadas internacionais, o subcontinente foi a área que mais cresceu nas Américas.

Já no norte da África e no Oriente Médio o movimento de viagens caiu 15% e 9%, respectivamente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: