Francisco Ribeiro Telles será o novo secretário-geral do MNE

Da Redação com Lusa

O embaixador Francisco Ribeiro Telles vai ser o próximo secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), substituindo Álvaro Mendonça e Moura, segundo anúncio da tutela.

O MNE destaca, em comunicado hoje divulgado, a “longa carreira” de Ribeiro Telles “ao serviço da diplomacia portuguesa, tendo estado, entre muitas outras funções, colocado em vários Postos no estrangeiro, desde a Missão Permanente junto da ONU ou, já como embaixador, na Cidade da Praia, em Luanda, em Brasília ou em Roma”.

“Mais recentemente, (…) foi secretário-executivo da CPLP e Coordenador das Comemorações dos 200 anos da independência do Brasil. Assumirá funções em janeiro de 2023”, acrescenta o MNE.

Nascido em 10 de maio de 1953, em Lisboa, Francisco Ribeiro Telles é licenciado em História, pela Universidade Clássica de Lisboa.

Sobre Álvaro Mendonça e Moura, que estava no cargo de secretário-geral desde 2017, o MNE realça “o seu contributo e exemplar dedicação à carreira diplomática e ao serviço de Portugal, ao longo de mais de quatro décadas (…) merecedores de justo reconhecimento”.

Enquanto embaixador português no Brasil, o Mundo Lusíada publicou diversos registros de Ribeiro Telles, relembre:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: