Lusa vence o líder Grêmio no Canindé

Por José Cunha, Para o Mundo Lusíada Online

José Cunha

"Foi uma noite perfeita". Assim descreveu a Portuguesa de Desportos em seu site após a vitória da Lusa por 2×0 frente ao líder do campeonato, o Grêmio. Com o resultado deste domingo, 19 de outubro, o time Rubro Verde deixou o grupo dos quatro últimos do Campeonato Brasileiro, ficando na 16ª posição, com 31 pontos.

Jogando um futebol digno de primeira divisão a Portuguesa venceu o líder Grêmio no Canindé e saiu da zona de rebaixamento. De quebra colocou fogo no Campeonato já que os rivais encostaram na equipe gaúcha.

No primeiro tempo a partida não teve muitos lances de perigo. O Grêmio, sabendo que não perderia a liderança, jogou um futebol burocrático e não levou muito perigo ao gol defendido por Eduardo Gottardi. Os dois únicos lances de perigo foram uma falta cobrada por William Magrão que passou por cima da meta lusa e uma cabeçada de Felipe Mattioni aos 46 minutos que passou rente à trave. A Portuguesa, antes disso, tinha levado perigo ao gol gaúcho em um chute de Preto aos 15 minutos que Victor defendeu e só voltou a levar perigo aos 42 onde Edno invadiu a área e chutou para nova defesa do goleiro gremista.

No segundo tempo o panorama do jogo mudou. A Portuguesa, precisando do resultado para sair da zona de rebaixamento, foi para cima do Grêmio e não demorou muito para abrir o marcador. Aos 10 minutos o meia Preto fez uma linda jogada na entrada da área e chutou rasteiro que Victor colocou para escanteio. Na cobrança, Athirson levantou na área, o zagueiro Rever desviou e Ediglê empurrou para dentro do gol gremista.

A partir daí o Grêmio partiu em busca do empate mas a Portuguesa soube se impôr na defesa. Com as entradas de Gavilám, Rogério e Heverton a Portuguesa ganhou em marcação e rapidez nos contra-ataques. E foi em um desses contra-ataques que definiu o jogo aos 46 minutos. Após a cobrança de escanteio gremista a zaga lusitana rebateu a bola que chegou ao meio-de-campo, Heverton deu um passe de cabeça para Edno que entrou livre no meio da zaga gremista, driblou o goleiro Victor e deu números finais ao jogo no Canindé, Portuguesa 2×0 Grêmio.

O técnico Estevam Soares apostava numa boa partida. "A vitória é um prêmio e aflora o bom trabalho que tem sido feito, mostra a unidade deste grupo de jogadores”, disse o treinador sobre a equipe unida. “Estamos jogando bem faz tempo, mas sempre oscilávamos e perdíamos nos detalhes: seja na conclusão para o gol ou na marcação. Mas o grupo da Portuguesa, que é inteligente e tem um QI igual ou acima da média, entendeu isso”, declarou. A próxima estapa da Lusa é encarar o Náutico, em Recife, dia 25, às 18h20. Livro conta a história de Enéas No dia da partida contra o Grêmio, a Portuguesa promoveu ainda o lançamento do livro "Rei Enéas, um gênio esquecido", do escritor Luciano Ubirajara Nassar, que participou de uma tarde de autógrafos no restaurante Cais do Porto, localizado dentro do Canindé.

A carreira de Enéas, morto há quase vinte anos em decorrência de um acidente automobilístico, está extremamente ligada à Lusa. Foram 376 jogos com a camisa da Lusa e 179 gols. Números que, até hoje, fazem desse craque o segundo maior artilheiro da história no clube.

Em Campeonatos Brasileiros, Enéas é o maior artilheiro da Lusa com 47 gols. Além disso, ele foi campeão paulista e da Taça São Paulo, em 1973. Conseguia agradar a muitos pelos dribles curtos, desconcertantes, e irritava tantos outros por parecer que estava sempre "dormindo" em campo. Mas bastava uma chance e lá estava ele deixando mais um zagueiro para trás e balançando as redes. Lances que ficaram na memória e são lembrados em histórias, fotos e depoimentos de ex-companheiros.

São Paulo (SP) – FICHA TÉCNICA PORTUGUESA 2 X 0 GRÊMIO

Data: 19 de outubro de 2008, domingo Horário: 18h10 (de Brasília) Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Flavio Gilberto Kanitz (GO) Cartões amarelos: Rai, Preto (Portuguesa) e Soares (Grêmio) Gols: Ediglê, aos dez minutos do segundo tempo; e Edno, aos 46

PORTUGUESA: Gottardi; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Rai, Preto (Héverton), Fellype Gabriel (Gavilán) e Athirson; Edno e Washington (Rogério) Técnico: Estevam Soares

GRÊMIO: Victor; Léo, Pereira (Souza) e Réver; Felipe Mattioni, Rafael Carioca (Orteman), William Magrão, Douglas Costa e Hélder; Soares (Perea) e Morales Técnico: Celso Roth

Deixe uma resposta