Destaques da Semana: Paulo Bento convoca Seleção para jogos das Eliminatórias

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Paulo Bento convoca Seleção para jogos das Eliminatórias

O selecionador nacional de futebol Paulo Bento, fala aos jornalistas durante uma conferência de imprensa onde apresentou a lista dos jogadores convocados para defrontar a seleção do Chipre para o jogo de qualificação do Europeu 2012, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, 26 agosto 2011, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
Foto Arquivo: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Visando os 2 próximos compromissos de Portugal pelas eliminatórias do Mundial de 2014, contra Israel (fora) dia 22, e contra o Azerbaijão (também fora) dia 26, Paulo Bento convocou nesta quinta-feira a seleção nacional, que teve como surpresas a chamada de Vieirinha, ponta luso que atua no Wolfsburg da Alemanha; Luis Neto (defesa do Zenit); Sereno (defesa do Valladolid); e Paulo Machado (meio-campo do Olympiakos).

Eis a lista completa:

Goleiros – Rui Patrício (Sporting); Beto (Sevilha) e Eduardo (Istambul)

Defesas – João Pereira (Valencia); Contrão e Pepe (Real Madrid); Silvio (La Corunha); Bruno Alves (Zenit); Luis Neto (Zenit) e Sereno (Valladolid)

Meio-campistas – Raul Meireles (Fenerbahce); Miguel Veloso (Dínamo de Kiev); João Moutinho (Porto); Custodio (Braga) e Paulo Machado (Olympiakos)

Atacantes – Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Danny (Zenit); Varela (Porto); Vieirinha (Wolfsburg); Pizzi (La Corunha); Postiga (Saragoça) e Hugo Almeida (Besiktas).

Mais um recorde quebrado por Cristiano Ronaldo

Com os 2 gols marcados na jornada passada frente ao Celta, Cristiano Ronaldo quebrou mais um recorde em sua carreira: desta feita o de ser o 1º jogador a marcar mais de 25 gols por 4 temporadas consecutivas na Liga Espanhola. Apenas Messi e Hugo Sanchez tinham conseguido marcar mais de 25 gols em 4 temporadas, mas nunca de forma consecutiva. Cristiano tem ainda a fantástica media de 1,08 gols por jogo na Espanha.

 

TAÇAS EUROPÉIAS

Na Espanha Porto cai no final

Nesta quarta, dia 13, o Porto foi a Espanha fazer o jogo de volta com o Málaga, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, com um estimulo financeiro a cada jogador de 65 mil euros para passar as quartas de final da disputa. Na partida de ida em Portugal, vitória do time luso por 1×0; mas na Espanha a coisa foi diferente, apesar da pressão total exercida pelos jogadores do Porto no estilo abafa, durante os primeiros 30 minutos, que porem não resistiram ao cansaço resultante do esforço, e permitiram aos espanhóis a abertura do marcador aos 43 minutos, num lindo chute de Isco, embora Helton estivesse adiantado contribuindo para o gol do Málaga; que por sinal, minutos antes, acabou vendo um gol seu anulado erroneamente, por suposta falta de Julio Baptista em Helton, quando este saiu mal da pequena área e nem sequer foi tocado pelo jogador adversário. Para a etapa final João Moutinho saiu lesionado e então Vitor Pereira foi obrigado a colocar James Rodrigues em seu lugar e recuar Defour, que já tinha um amarelo e viu o segundo logo aos 4 minutos após jogada violenta, sendo expulso e deixando o Porto, ate o final do jogo, reduzido a 10 elementos em campo; o que praticamente aniquilou as chances lusas de evoluir na disputa, pois com um homem a mais o Málaga cresceu, acuando os dragões no campo de defesa e acabando por fazer o gol da classificação, através de uma bela cabeçada de Roque Santa Cruz, aos 32 minutos de jogo. Vitória merecida e inédita do Málaga, que passa assim para as quartas de final da Liga dos Campeões.

Guerreiros encarnados nas quartas de final contra o Newcastle

Nesta quinta-feira, na França, em sua partida de volta contra o Bordeaux (na partida de ida, vitoria encarnada por 1×0 na Luz), Jorge Jesus teve de alterar o miolo de zaga em função das contusões de Luisão e Garay; entrando com Jardel e Roderick. Mas os reservas que entraram não sentiram o peso do jogo; tanto que o Benfica dominou o primeiro tempo e abriu o marcador justamente através de Jardel, apos uma cobrança de escanteio onde o goleiro francês saiu mal permitindo ao zagueiro luso o gol de abertura aos 30 minutos. O Bordeaux bem que tentou algumas vezes, mas Artur estava, de novo, intransponível. Para a etapa complementar o Bordeaux veio com tudo para cima do Benfica, porem de forma atabalhoada, e mesmo chegando ao gol de empate aos 29 minutos, não conseguiu apagar o ímpeto do time luso que um minuto depois, através de Cardozo, passou de novo à frente no marcador. Aos 45 minutos novo gol francês, marcado por Jardel na sua própria baliza; mas novamente Cardozo se fez presente e no segundo minuto de acréscimos fez o gol que deu números finais ao marcador, garantindo a passagem do Benfica às quartas de final da Liga Europa, para a alegria dos quase 5 mil benfiquistas presentes no estádio francês: Bordeaux 2×3 Benfica.

No sorteio ocorrido nesta sexta-feira em Nyon, coube ao Benfica o Newcastle da Inglaterra, com os encarnados recebendo o time inglês a 4 de abril, e fazendo o jogo de volta na Inglaterra no dia 11.

Os demais confrontos, nas mesmas datas, serão:

Chelsea x Rubin Kazan

Tottenham x Basiléia

Fenerbahce x Lazio

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 19ª jornada só terminou nesta segunda, às 20h, com o V.Setubal recebendo o V.Guimarães, e perdendo por 3×2.

Já a 20ª começou sexta, às 20h, quando o Gil Vicente recebeu o Braga e perdeu por 3×1.

No sábado aconteceram mais 2 jogos.

As 17h o Olhanense recebeu o Paços de Ferreira, e foi derrotado por 2×1.

E as 19:15h o Sporting recebeu o V.Setubal, e venceu por 2×1.

No domingo os últimos 5 jogos da rodada…

As 16h jogaram Beira-Mar 2×2 Nacional; Rio Ave 0x1 Moreirense e Estoril 2×0 Acadêmica…

As 18h o Marítimo recebeu o Porto, e segurou o time dos dragões num empate por 1 gol.

E no ultimo jogo da rodada, as 20:30h, o V.Guimarães recebeu o Benfica, e foi goleado pelos encarnados por 4×0, que assim isolam-se na liderança do campeonato, 4 pontos a frente do vice-líder Porto.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Braga

Bruno Lamas, meio-campista de 18 anos que no próximo dia 13 de abril termina seu vinculo com o Santos, é o novo reforço bracarense (e a custo zero). O jogador esteve inclusive na semifinal da Taca da Liga em Braga, quando assistiu a vitoria nos pênaltis da sua nova equipe frente ao Benfica.

Benfica

Jorge Jesus, que chegou ao Benfica na temporada 2009/2010, completou nesta quinta, frente ao Bordeaux, sua partida de numero 200 no time encarnado. Nesses 200 jogos sob seu comando, o Benfica venceu 140 vezes, empatou 31 e perdeu apenas 29 vezes. Logo na temporada em que chegou a Luz quebrou a hegemonia do Porto (ate então o tetracampeão português) conquistando a Superliga; time que porem é a sua asa negra, pois o derrotou 6 vezes em 12 jogos. Com a vitoria frente aos franceses Jesus empatou, na 3a colocação, de maiores vencedores comandando o Benfica, com Otto Gloria; que obteve 140 triunfos a frente do time da Luz. O primeiro colocado nesse quesito é o técnico húngaro Janos Biri que levou o Benfica a 194 vitorias; seguido pelo sueco Erickson, que venceu 159 vezes como técnico do Benfica.

Porto

João Moutinho e Pinto da Costa acordaram que em junho, se aparecer alguma proposta pelo jogador superior a 25 milhões de euros, o Porto o negociara.

A FPF rejeitou nesta sexta-feira o recurso interposto pelo V.Setubal e pela Comissão de Instrução e Inquérito, que pedia a exclusão do Porto da Taça da Liga por suposto uso de jogador de forma irregular não respeitando às 72 horas regulamentares de um jogo ao outro. Assim sendo o time dos dragões agora aguarda a oficialização da data do confronto contra o Rio Ave para definir quem será o adversário do Braga (que eliminou o Benfica) na final da disputa.

Naval

Em virtude da maioria dos jogadores estar a 3 meses sem receber seus salários, o plantel da Naval entrou esta semana com um pré-aviso de greve no Sindicado dos Jogadores; indo a jogo ainda assim nesse final de semana frente à Oliveirense, mas já não o fazendo na próxima jornada frente ao V.Guimaraes B, se a situação não for resolvida.

Federação Portuguesa de Futebol

Com o objetivo de ajudar os clubes na melhora da infraestrutura de seus estádios e dependências, a FPF acertou esta semana com os 35 clubes da II Divisão Portuguesa um contrato que visa a distribuição, entre os mesmos, de 1 milhão de euros.

UEFA

A UEFA e a Associação das Ligas Europeias estão discutindo a possibilidade de já na próxima temporada o Campeão da Liga Europa ter acesso direto à disputa da Liga dos Campeões.

Portugueses no Exterior

Depois de vencer a Inter de Milão por 3×0 na Inglaterra, o Tottenham de Villas Boas foi derrotado nesta quinta, na Itália, pelo mesmo placar, o que levou a partida para a prorrogação, onde o time inglês conseguiu um gol, e mesmo sofrendo outro da Inter, garantiu assim sua qualificação para a próxima fase da Liga Europa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: