Destaques da Semana: Eusébio vira selo em Portugal

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Eusébio vira selo em Portugal

Foto: PEDRO NUNES/LUSA
Foto: PEDRO NUNES/LUSA

Aconteceu nessa terça, no Museu encarnado Cosme e Damião, o lançamento de uma emissão filatélica dedicada a Eusébio, composta por 2 selos e um bloco filatélico, sendo que o primeiro selo leva a imagem de Eusébio num lance do jogo entre Benfica e Milan em 1963; e o segundo num jogo da Seleção Portuguesa, tendo tiragem de 200 mil exemplares cada um. Já o bloco filatélico, com a imagem do pantera negra festejando um gol na fase de apuramento para o Mundial de 1966, terá uma tiragem de 50 mil exemplares.

Presidente da Assembleia é contra projeto “cidade belenenses”

O presidente da Assembléia do Belenenses, Carlos Pereira Martins, informou essa semana aos poderes do clube ser contra o projeto “Cidade Belenenses” por entender que o mesmo será tremendamente prejudicial ao clube que devera conceder ao grupo empreendedor Edge, por varias décadas, os direitos de superfície de largas fatias do seu patrimônio; num contrato nebuloso e com poucos detalhes divulgados numa alegada confidencialidade contratual que ele considera ilegal. Caso o projeto seja realmente aprovado e efetivado, Carlos Pereira promete demitir-se e pedir uma intervenção judicial para fiscalizar e analisar o projeto.

Time masculino da França contrata técnica portuguesa

Essa é inédita no futebol mundial. O time francês da 2ª divisão masculina, Clermont-Ferrand, acaba de contratar uma técnica portuguesa para dirigir seus jogadores. Trata-se de Helena Costa, de 36 anos, e que já dirigiu as seleções femininas do Catar, do Irã e também trabalhou nas categorias de base do Celtic. Ate o técnico do Arsenal, Arsene Wenger, elogiou a ousadia do time Frances. Alem dele, o presidente da FIFA Joseph Blatter, em seu twitter, parabenizou a técnica lusa por ser a primeira mulher a treinar um clube de futebol profissional masculino.

TAÇA DA LIGA

Na 7ª Edição da Taça Benfica sagra-se campeão pela 5ª vez

Aconteceu nessa quarta-feira em Leiria a grande final da Taça da Liga envolvendo Benfica e Rio Ave (que igualmente decidirão a finalíssima da Taça de Portugal no próximo dia 18 no Estádio do Jamor). E mais uma vez a equipe encarnada mostrou porque chegou, nessa temporada, a 3 finais (depois da conquista do campeonato nacional). Embora tendo pela frente um Rio Ave aguerrido e ousado, a diferença discrepante de qualidade técnica (principalmente na hora das conclusões) dos vilacondenses em relação aos benfiquistas, pesou a favor do time da Luz, que dessa forma não encontrou muitos obstáculos para conquistar sua 5ª Taça da Liga em 7 edições da mesma. Rodrigo abriu o marcador aos 41 do 1º tempo; e Luisão deu números finais à conquista aos 33 minutos da etapa final, após uma saída estabanada da meta por parte do goleiro Ventura.

LIGA EUROPA

Benfica chega a 10ª final europeia

Para a decisão do dia 14 de maio, ainda no Estádio de Turin, contra o Sevilha, a FIFA negou provimento ao recurso do Benfica para despenalizar Morkovic, que foi expulso por suposta briga com Vucinic ao final da partida com a Juventus, no banco de reservas (na verdade Vucinic afirmou que não brigou com Markovic, mas sim com Artur); o que então impedira a sua presença na final, assim como a de Enzo Perez (também expulso, durante a partida por reincidência de cartão amarelo) e Sálvio (suspenso por acumulo de amarelos). Contudo o Benfica tentou um novo recurso, agora junto ao Comitê de Apelo da UEFA, que terá ate terça-feira (véspera da final) para dar sua decisão.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 30ª e ultima jornada teve cinco jogos no sábado, todos às 16h, com exceção do clássico entre Porto e Benfica, que foi disputado às 18h; e três jogos no domingo, também todos às 16h. Eis os resultados:

Sábado: Belenenses 1X0 Arouca; Paços de Ferreira 2X4 Acadêmica; V.Guimarães 1X0 Braga; V.Setubal 3X1 Olhanense e Porto 2X1 Benfica (com mais um gol de Jackson Martinez, o 20º , que lhe garantiu a artilharia da Liga). campeonato).

Domingo: Sporting 0x1 Estoril; Marítimo 1×0 Rio Ave e Gil Vicente 1×0 Nacional.

Os primeiros colocados da tabela já estavam definidos (Benfica campeão, Sporting vice, Porto terceiro colocado, Estoril quarto colocado e Nacional quinto colocado; posições que valem vaga nas Taças Europeias, onde também o Rio Ave estará por ser finalista da Taça de Portugal com o Benfica, campeão português); porem o rebaixado e o que disputara com o 3º colocado da 2a divisão a permanência na Superliga só nessa ultima rodada é que foram definidos. O Belenenses, com a vitória sobre o Arouca, escapou. Já o Olhanense, derrotado pelo V.Setubal, caiu para a 2ª divisão; enquanto que o Paços de Ferreira, goleado em casa pela Acadêmica, disputara com o D.Aves, quem fica na 1ª divisão.

Subiram para a 1a divisão o Moreirense (campeão da 2a divisão), o Penafiel (3º colocado, visto que o vice-campeão, Porto B, não pode ascender a Liga onde esta o Porto Senior) e o Boavista (por determinação da justiça, visto que nada foi provado que justificasse a suposta manipulação de resultados que levou o time axadrezado ao rebaixamento nos tribunais).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Belenenses

Para o jogo final e decisivo dessa semana frente ao Arouca, no Restelo, a direção do Belenenses resolveu abrir os portões para que seus torcedores pudessem assistir de graça à partida que valia a manutenção da equipe na primeira divisão portuguesa.

Sporting

Embora o Sporting já tenha apalavrado a renovação contratual com Leonardo Jardim, jornais italianos divulgaram essa semana que o Mônaco esta interessado no treinador leonino; dispondo-se inclusive a pagar sua clausula rescisória fixada em 15 milhões de euros. Já o jornal francês L´equipe garante que o técnico será Jorge Jesus, que teria inclusive se reunido nessa sexta com dirigentes franceses, programando o anuncio de sua contratação para logo após a final da Liga Europa.

Braga

O equipe de juniores do Braga empatou em 2 gols com o U.Leira e beneficiada pela vitória dos juniores do Porto em cima dos juniores do Benfica, sagrou-se campeã portuguesa da categoria nesse sábado.

Porto

O Porto Canal anunciou na manha desta terça-feira que o desconhecido espanhol Julen Lopetegui será o técnico portista nas próximas 3 temporadas. O treinador e ex-goleiro deixou o cargo de técnico da seleção espanhola sub-21 semana passada.

Ricardo, goleiro que defendeu a Acadêmica nessa temporada, é o novo reforço do Porto por 4 temporadas.

Outros Esportes

Ao bater domingo passado por 3×1 o Fonte Bastardo o Benfica sagrou-se bicampeão português de vôlei.

Portugueses no Exterior

Vitor Pereira, ex-tecnico do Porto, que em junho do ano passado assinou contrato de dois anos para comandar o Al-Ahli da Arábia Saudita, foi demitido no ultimo final de semana ao ser derrotado por 3×0, na final da Taça da Arábia Saudita, pelo Al-Shabab. No campeonato nacional sua equipe não passou do 3o lugar.

O Depto. Medico da Lazio confirmou a lesão ligamentar no joelho direito de Postiga, que o afastara desse final de temporada, mas ainda com tempo de recuperação para o Mundial do Brasil.

Villas Boas ate então invicto e líder do campeonato russo, perdeu de goleada nesse sábado por 4×2 para o Dínamo de Moscou; deixando a definição do titulo para a próxima e ultima rodada, quando vai jogar fora contra o Kuban Krasnodar. O Zenit, de Villas Boas, ainda lidera com 60 pontos; seguido de perto pelo Lokomotiv com 59 e pelo CSKA com 58 pontos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: