Júlio Pomar inaugura painel de azulejos em Brasília

Mundo Lusíada Com Portugal Digital

Mundo Lusíada

>> Julio Pomar esteve em São Paulo para show da fadista Mariza. Os portugueses posaram para fotos com atriz Maria Fernanda Cândido, oradora da noite.

Foi inaugurado em Brasília, em 24 de novembro, um painel de azulejos portugueses instalado na Biblioteca Nacional, de autoria do português Julio Pomar. São 130 metros quadrados de azulejos em que os personagens do circo, 26 figuras desenhadas a azul sob fundo branco, oferecem uma mensagem de alegria à capital do Brasil.

Entre os convidados, esteve o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Otávio, o embaixador de Portugal, João Salgueiro, o presidente do Banco Caixa Geral, Rodolfo Lavrador (do grupo financeiro português Caixa Geral de Depósitos) e a diretora presidente do Banco Caixa Geral no Brasil, Deborah Vieitas.

Para Rodolfo Lavrador, da CGD que viabilizou financeiramente a doação do painel à cidade, a obra de Pomar enriquece Brasília mas também dá visibilidade à história do banco estatal português que se confunde com a da diáspora lusa.

A inauguração do novo espaço reflete ainda, segundo o embaixador João Salgueiro, os laços existentes entre os dois países, que se aprofundam constantemente. Também nas palavras do secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, que lembrou o papel do embaixador português Seixas da Costa no resgate da obra de Júlio Pomar, e cujo original se achava esquecido e degradado algures num depósito do Jardim Botânico, depois do abandono do projeto da Gran Circo Lar, para o qual havia sido concebido.

O evento foi também ocasião para o vice-governador do Distrito Federal lembrar o 50º aniversário de Brasília, que se comemora no próximo ano, e afirmar que há um mundo de novas oportunidades a explorar entre Brasília e Portugal, pois de acordo com ele, ainda "exploramos muito mal as nossas relações".

Durante o evento, Júlio Pomar lembrou o arquiteto da proposta de trazer para Brasília uma obra sua, o ex-ministro e ex-governador de Brasília, José Aparecido de Oliveira, também idealizador de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Após a inauguração em Brasília, o artista seguiu para a capital paulista, na noite do dia 26, para assistir ao único show da Mariza em São Paulo, oferecido pela Caixa Geral de Depósitos, no Parque do Ibirapuera. Durante sua apresentação, a fadista cantou seu fado preferido em homenagem ao amigo Julio Pomar, agradecendo sua presença.

Deixe uma resposta