Embaixada traz concerto com obras do português Joly Braga Santos e do compositor Beethoven

Da Redação

JolyBragaSantosA Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua apresentam, no dia 29 de fevereiro, segunda-feira, às 20H,  o programa “Música na Embaixada” com a Orquestra da Sociedade de Concertos de Brasília, sob a regência do Maestro português Osvaldo Ferreira. A entrada será gratuita.

No concerto, que se realizará ao ar livre, serão apresentadas obras do compositor português Joly Braga Santos e do compositor alemão Beethoven.

Joly Braga Santos (1924 – 1988). Grande nome da música portuguesa do Século XX e seu maior sinfonista, Joly Braga Santos escreveu seis sinfonias. Criado no seio de uma família que fomentava o gosto pela música e a ida regular a concertos, estudou violino desde muito jovem. Frequentou o Conservatório Nacional, onde se tornou no aluno de Luís de Freitas Branco, considerado o introdutor do Modernismo em Portugal.

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827).  Considerado um dos pilares da música ocidental pelo incontestável desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musical demonstrado em suas obras, Beethoven permanece como um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos. De acordo com o crítico alemão Paul Bekker, “o resumo de sua obra é a liberdade; a liberdade política, a artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida”.

Orquestra da Sociedade de Concertos de Brasília – OSCB. Criada em junho de 2015, a OSCB vem realizando concertos da mais alta qualidade com solistas mundialmente renomados; seu repertório inclui importantes obras orquestrais em todos os tempos, bem como novos clássicos da música moderna e contemporânea.

Osvaldo Ferreira – Regente. Realizou Mestrado em Direção Orquestral em Chicago e Pós-Graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Foi Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra do Algarve e Orquestra da Póvoa de Varzim, ambas em Portugal. É o maestro português com maior número de estreias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos. Sua carreira de regente contabiliza hoje, mais de seiscentos concertos orquestrais e cerca de 20 óperas, e a criatividade da sua programação tem sido objeto de elogio por parte da crítica especializada. Foi assistente de Claudio Abbado em Salzburgo e bolsista do Ministério da Cultura de Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian.

SERVIÇO

Concerto com a Orquestra da Sociedade de Concertos de Brasília

Local: Embaixada de Portugal

SES Av. das Nações Quadra 801 – Lote 02 – Brasília, DF

Dia 29 de fevereiro de 2016 (segunda-feira)

Horário: 20h

Entrada Franca

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: