Caminhos fluminenses expõem belezas do patrimônio do Estado do Rio

Por Igor Lopes

O "bondinho" do Pão de Açúcar, teleférico que une duas emblemáticas montanhas do Rio de Janeiro, completou cem anos desde a sua construção, que na altura contou com o trabalho de operários portugueses, Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2012. Foto: LUSA
Foto: LUSA

A caravana cultural volta a invadir os caminhos fluminenses em novembro. No roteiro, muitas visitas a locais de grande influência portuguesa, onde a cultura luso-brasileira está mais presente.

As equipes do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro colocam novamente o pé na estrada, visitando cidades em todas as regiões do estado, para registrar mais riquezas e diversidades da cultura do Rio. O projeto Mapa de Cultura do Rio gerou, há um ano, um portal (www.mapadecultura. rj.gov.br) com 93 vídeos, 7 mil fotos e 3 mil verbetes sobre a cultura do Rio, registrando patrimônio material e imaterial, personagens, cultura popular e os principais destaques de cada um dos 92 municípios.

Trata-se de uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do Rio, que inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença, as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana, as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.

Depois de percorrer, na primeira fase, os 92 municípios do estado, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam, nesta etapa, mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das oito regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.

Já estão sendo novamente visitados os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.

Além dos novos conteúdos, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, para apoiar os importantes eventos internacionais que acontecerão na cidade, ganhará também uma versão em inglês.

Seus mais de três mil verbetes serão traduzidos e seus 93 vídeos já publicados serão legendados, e todo novo conteúdo será também bilíngue.

Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança,cinema, gastronomia, circo e literatura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: