Universidade da CPLP, porque Língua Portuguesa é uma prioridade, afirma ministro

Da Agencia Lusa Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Celso Amorim, afirmou hoje que a promoção do Português é uma prioridade para o seu país e anunciou a criação de uma Universidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"É uma prioridade para o Brasil e antecipo que vamos criar uma universidade da CPLP, que será feita no Nordeste do país", disse Celso Amorim, no final de uma visita de algumas horas à Guiné-Bissau, onde manteve encontros com o presidente e primeiro-ministro guineenses.

"A universidade vai ter metade dos alunos brasileiros, por uma questão de integração, e a outra metade será de alunos provenientes da CPLP, sobretudo africanos e de Timor-Leste", sublinhou o chefe da diplomacia brasileira.

Segundo Celso Amorim, a universidade terá "objetivos de treinamento prático".

"A política da língua é algo de muito importante, porque é um instrumento de cultura, de conhecimento, de comunicação e de ciência", sublinhou o ministro.

Em relação à Guiné-Bissau, Celso Amorim disse que será reforçado o ensino da Língua Portuguesa, nomeadamente com a abertura do Instituto de Estudos Brasileiros em Bissau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend