Serviço de Fronteiras abre mais 11 mil vagas para agendamento em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disponibiliza até ao final do ano cerca de 11 mil vagas para agendamento de autorização ou renovação de residência e reagrupamento familiar à margem das 135 mil marcações já registradas.

Segundo um comunicado do SEF, no primeiro semestre deste ano foram atendidas mais de 155 mil pessoas, o que representa um aumento de mais 30 mil em relação a 2018.

Em jeito de balanço o SEF adianta também que de janeiro a julho foram atribuídos 76.940 novos títulos de residência, 53.900 renovações de autorização de residência e 21.820 novos títulos de residente ao abrigo do motivo reagrupamento familiar.

Estes números são “bastante superiores” quando comparados com o período homólogo de 2018 quando foram atribuídos 45.777 novos títulos de residência, 46.475 renovações de autorização de residência e 15.384 novos títulos de residente ao abrigo do reagrupamento familiar.

A par da abertura de vagas, o SEF apostou no reforço de recursos humanos, encontrando-se aberto um concurso público para 116 assistentes técnicos, “exclusivamente vocacionado para o atendimento ao público e que irá duplicar a capacidade de atendimento”, refere a nota.

No mês passado, o SEF de Portugal anunciou que apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados.

Com alta demanda e superlotado, a imprensa portuguesa divulga que o SEF não tem agenda aberta para 2020. O calendário está cheio para todos os postos de atendimento do continente e ilhas até ao final de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend