79 anos do Centro Trasmontano de SP é comemorado com nova diretoria

Mundo Lusíada

O momento do corte do bolo no Jantar Dançante do Centro Trasmontano. Foto: Eulália Moreno

Os 79 anos anos de fundação do Centro Trasmontano de São Paulo teve uma comemoração à altura. Tradicionalmente, uma das maiores instituições de saúde luso-brasileiras promove seu aniversário durante três dias, comemorado este ano nos dias 27 de maio, com uma sessão solene, dia 28 com um jantar de gala, e dia 29 com a celebração de uma missa, em seu salão de festas.

O evento também foi marcado pela nova gestão que se inicia, com a recente eleição que levou o Dr. Alcides Felix Terrível a presidência do grupo, comandado até então pelo Dr. Fernando José Moredo, que agora na nova diretoria permanece como vice-presidente.

Na sexta-feira, a sessão solene comemorativa aos 79 anos de fundação foi iniciada com o Coral do Trasmontano, inclusive cantando o hino de Portugal durante sua apresentação.

Durante o seu pronunciamento nesta noite, o Dr. Terrível citou a luta dos trasmontanos na sua chegada a São Paulo, e na construção de uma grande instituição como o Centro Trasmontano. O novo presidente quer dar continuidade a “gestão de sucesso” desenvolvida pelo Dr. Moredo, e estará empenhado em continuar um “crescimento sustentável” afirmou. A prova desse crescimento é o Trasmontano estar entre as cinquenta maiores empresas do Brasil no setor de Planos de Saúde, conquistando a 27º posição segundo o ranking elaborado pelo conceituado jornal Valor Economico em 2010.

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o presidente Terrível falou da emoção ao presidir a instituição onde cresceu e frequentava com os pais, que também participaram da história da casa. “É difícil conter a emoção porque tenho raízes nessa casa, desde moleque eu brincava aqui, fui crescendo aqui dentro, e chegar ao posto de presidente é uma emoção indescritível” relatou. “É uma responsabilidade enorme, porque presidir o Trasmontano de agora e manter é um desafio. Vamos consolidar cada vez mais o Trasmontano no mercado”.

No encerramento de sua gestão, Dr. Fernando José Moredo também se pronunciou na sessão solene agradecendo a toda colaboração da diretoria que o acompanhou durante o longo período em que esteve na presidência. “Foi uma administração profícua que devo há um grupo de pessoas, não fiz nada sozinho” disse Moredo ao Mundo Lusíada, citando cada um dos membros da sua equipe, sob o comando do superintendente corporativo, Sr. Esle Luiz Trevizan.

Neste encerramento de gestão, Moredo citou ter sido um trabalho gratificante. “Para mim foi um grande prazer, um motivo de orgulho, e encerro meu mandato com a sensação gostosa de dever cumprido” relatou. Ao todo foram 14 anos de trabalho a frente do grupo, primeiro como gestor financeiro, depois como presidente da Junta Governativa e em seguida como presidente da diretoria, eleito pela primeira vez em 1999, e depois reeleito nos anos de 2003 e 2007, permanecendo assim até 2011.

Como presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva vê a comemoração desta data com orgulho e felicidade. “Não é todo dia que uma instituição chega aos 79 anos com vigor e promessa de muitos anos, porque toda a trajetória trasmontana, eu a vejo projetada para frente. Eles têm feito por isso, e estamos enxergando o Trasmontano continuando com este trabalho primoroso, que orgulha a todos nós” afirmou Almeida e Silva.

O evento teve sequencia com homenagens as esposas Maria Eugênia, Bernadete Moredo, além do orador da noite, Dr. Marcos Cyrillo. Já o presidente Dr. Alcides Felix Terrível será homenageado, pelo Conselho da Comunidade, na sessão solene anual comemorativa ao 10 de Junho, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Antes do encerramento, a diretoria do Trasmontano ofereceu um coquetel regado a queijos e vinhos muito elogiado pelos presentes. Ao final da sessão solene os convidados receberam um presente super especial, o livro comemorativo “Uma história de Bravura”, que conta em belas palavras e imagens toda a trajetória da instituição, desde sua fundação até os dias de hoje. “Sem dúvida um linda obra que emocionou a todos” disse Dr. Moredo.

No sábado, aconteceu o tradicional jantar dançante servido pelo Buffet Pimenta e abrilhantado pelo show da Banda Sant’Anna. Durante a noite festiva, o ex-presidente Moredo foi homenageado com um pequeno vídeo de agradecimento e uma placa comemorativa, entregue pelo presidente Felix Terrível.

A comemoração deste ano foi encerrada no domingo com a realização de uma missa em ação de graças, celebrada pelo Padre Antenor, da Paróquia da Paz, no salão do Centro Trasmontano, seguido de um almoço entre a sua diretoria.

Nova gestão, mesma equipe

Para o novo presidente Alcides Felix Terrível, que acompanhou o trabalho do Dr. Moredo de perto como vice-presidente, será preciso dar sequencia ao ritmo de crescimento da instituição. “Tenho que dar segmento ao legado deixado pelo Dr. Moredo. Ele fez um trabalho muito feliz, o Trasmontano deve muito a ele. Para mim é uma grande responsabilidade dar continuidade, vou manter o trabalho com o apoio de todos que estavam conosco, para que consigamos traçar novos rumos e manter o crescimento. É um trabalho difícil, mas estamos com o Dr. Moredo do nosso lado para prosseguir o trabalho” afirmou o presidente. “O intuito é continuar crescendo com solidez, não querendo dar o passo maior que a perna, sempre com consciência”.

Dr. Fernando Moredo encerra sua gestão de 14 anos, após três eleições consecutivas além de um ano e sete meses de Junta Governativa na qual também presidiu. “Na realidade, estou entregando o cargo de presidente mas continuo como vice. Eu continuo trabalhando pelo Trasmontano e farei o que for possível para ajudar o novo presidente” disse Moredo, ao Mundo Lusíada.

Para Fernando Moredo, a equipe que permanece praticamente a mesma vai se manter coesa. “É a mesma equipe, nós faremos de tudo para que ela continue unida e harmonioza. O presidente é um homem digno, honrado, que já fazia parte da equipe anterior e vai continuar o nosso trabalho” disse ele que além de permanecer como vice-presidente, segue também como presidente do Hospital Igesp, eleito no último 30 de abril. “E espero continuar durante muitos anos, até a minha saúde permitir” disse ao Mundo Lusíada.

“Hoje o Trasmontano é uma empresa poderosa, está sempre sendo profissionalizada, e temos bases sólidas para continuar crescendo. É das instituições luso-brasileiras em São Paulo, com certeza, a mais sólida de todas”.

Orador da Noite

Durante a sessão solene, o médico do Controle Infecto-Hospitalar do Igesp, Dr. Marcos Cyrillo, trouxe uma palestra interativa, chamando atenção dos presentes para as bactérias e as doenças infecciosas. “Para mim, enquanto infectologista, é importante alertar toda a comunidade dos possíveis riscos que nós enfrentamos no dia-a-dia e quais as medidas preventivas que devemos adotar para não adoecer” afirmou ao Mundo Lusíada o orador da noite.

Durante a sua palestra, o Dr. Cyrillo mostrou que anualmente, cerca de 16 milhões de pessoas devem morrer por causa de doenças infecciosas em todo o mundo, e exemplificou como animais e vegetais são hoje tratados com os mesmos antibióticos usados pelos humanos. “Mas podemos comer normalmente, só temos que escolher bem. Não dá para comer em qualquer lugar. Felizmente nosso sistema imune e nossos anticorpos estão prontos para contra atacarem possíveis bactérias que por ventura tenhamos contato” esclarece.

Dr. Cyrillo reafirmou a projeção de que a prevenção acaba sendo muito mais vantajosa, humana e finaceiramente, do que um tratamento. De acordo com ele, para cada dólar que se gasta em vacina e prevenção, pode-se economizar de 6 a 20 dólares no tratamento de doenças.

Participar desta data como orador oficial, diz o palestrante, foi uma “honra enorme”. “Eu tenho acompanhado o trabalho do Trasmontano, do Igesp, dos colaboradores, e sinto muito honrado em fazer parte desta história” concluiu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: