200 Anos: Solenidade no Congresso Nacional contará com Portugal, Cabo Verde, Guiné e Moçambique

Mundo Lusíada com agencias

Dentro das comemorações do Bicentenário da Independência, uma sessão solene no Congresso Nacional reunirá os chefes de Estado do Brasil, de Portugal e de outras ex-colônias portuguesas, além de ex-presidentes do Brasil e dos presidentes do Congresso e da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (8), às 10h em Brasília.

Segundo a agencia Senado, além da presença confirmada do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e presidente da Assembleia da República portuguesa Augusto Santos Silva, confirmaram presença também comitivas de Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique.

A sessão será feita no Plenário da Câmara dos Deputados, e participam da mesa o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da República, Jair Bolsonaro; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo; e o primeiro-secretário da Mesa do Congresso Nacional, deputado Luciano Bivar.

Além deles, devem estar presentes no plenário ex-presidentes da República e chefes de Estado estrangeiros. Já estão confirmados os presidentes de Cabo Verde, José Maria Neves; e de Guiné Bissau, Umaro El Mokhtar Sissoco, e um representante do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique, assim como o Brasil, são ex-colônias portuguesas, mas só tiveram a independência reconhecida um século e meio depois, na década de 1970.

Durante a sessão, o Hino Nacional será executado pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Também haverá uma apresentação do Hino da Independência pelo coral do Senado.

Responsável pela organização do evento, a diretora da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Ana Lucia Novelli, explicou que cerimônias como essa, com a recepção de chefes de Estado, têm protocolos a serem seguidos, como a presença dos Dragões da Independência e a subida da rampa com tapete vermelho.

A programação da sessão é extensa e começa antes, às 8h30, com a chegada dos militares que participarão da formação externa da cerimônia. Às 8h45, chegam ao Palácio do Congresso os presidentes do Senado e da Câmara. Logo em seguida, às 8h55, começam a chegar os chefes de Estado estrangeiros e os ex-presidentes do Brasil. Eles serão recebidos pelos presidentes do Congresso e da Câmara e, após um café-da-manhã de boas-vindas, participarão da abertura da exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento, também parte das comemorações do Bicentenário da Independência.

Feita em conjunto pelo Museu do Senado e o Centro Cultural da Câmara dos Deputados, a mostra revisita a Independência para mostrar a evolução dos direitos civis, políticos, sociais, étnico-raciais e coletivos, até as conquistas legislativas mais recentes. A exposição estará aberta para visitação no Salão Negro do Congresso de 10 de setembro a 1º de dezembro.

Após a inauguração da exposição no Salão Negro, os convidados seguirão para a sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados. O encerramento da sessão está previsto para o meio-dia, segundo Senado brasileiro.

Também o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, vai estar em Brasília para o programa do bicentenário, entre 6 a 9 de setembro, participando da recepção Comemorativa no Palácio Itamaraty, no Desfile Cívico-Militar na Esplanada dos Ministérios, na Inauguração da exposição do Congresso Nacional, e Sessão Solene na Plenária da Câmara dos Deputados.

Presidente de Portugal no Brasil

Marcelo Rebelo de Sousa participa nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil, onde estará entre terça e sexta-feira, com programa em Brasília e no Rio de Janeiro, informou a agencia Lusa.

Augusto Santos Silva, a segunda figura do Estado português, estará igualmente em Brasília para as comemorações, a convite do presidente do Senado Federal brasileiro, Rodrigo Pacheco.

Segundo nota da presidência, Marcelo Rebelo de Sousa irá assistir em Brasília ao desfile cívico-militar do 07 de setembro – dia em que se assinala a proclamação da independência em relação a Portugal em 1822 – e irá discursar na sessão solene comemorativa do Congresso Nacional, quinta-feira.

Na capital brasileira, o chefe de Estado irá ainda visitar a exposição “Um Coração Ardoroso: Vida e Legado de Dom Pedro I”, no Palácio Itamaraty, onde está o coração de D.Pedro.

Além do programa institucional, Marcelo Rebelo de Sousa “manterá encontros com a comunidade portuguesa de Brasília e do Rio de Janeiro, nesta última cidade com uma recepção no Navio Escola Sagres”.

Na carta que enviou à Assembleia da República sobre esta deslocação, em julho, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que iria ao Brasil “em visita oficial, para participar nas celebrações do bicentenário da independência daquele país, dia 07 de setembro próximo”, a convite do seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Brasil há dois meses, entre 02 e 04 de julho, com passagens pelo Rio de Janeiro, onde assinalou o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, e por São Paulo, para a inauguração da Bienal do Livro, que teve Portugal como país homenageado.

No Rio, o navio da Marinha portuguesa Sagres participa de uma parada naval no 7 de setembro em comemoração a data, a partir das 9h30, com início na praia do Recreio e término no Forte de Copacabana. O navio Sagres fica no Rio de Janeiro até 10 de setembro. Está previsto abertura a visitas ao público no dia 7 de setembro (entre as 20:00-22:00 horas) e a 8 de setembro (entre as 10:00-12:00, 13:00-18:00 e 20:00-22:00 horas). A bordo poderá ser visitada também a exposição alusiva ao centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: