Premiações de 355 mil euros apostam na valorização dos queijos da região Centro de Portugal

Da Redação

Em 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Para marcar a data, acontece em Portugal uma premiação no valor de 355 mil euros atribuídos a Produtores de Leite que apostam na valorização do leite e dos queijos da Região Centro do país.

Serão distinguidos 129 empreendedores produtores de leite das Regiões DOP Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região.

Segundo a organização, a atribuição de prêmios visa fomentar, capacitar e desenvolver a atividade agropastorícia, como parte integrante do processo de melhoria da qualidade na produção de leite destinado ao
fabrico de queijo com denominação de origem protegida (DOP), e atribuídos pela Inovcluster e pelas Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, das Beiras e Serra da Estrela, da Região de Coimbra e de Viseu Dão Lafões, parceiras do projeto.

O Vale Pastor é um incentivo no valor de 5.000 euros atribuído a 14 alunos que concluíram com sucesso a “Escola de Pastores” e que se encontram instalados ou que se pretendem instalar na atividade da agropastorícia. Por sua vez, o Vale Pastor+ é um incentivo no valor de 2.500 euros atribuído a 115 produtores de leite fornecedores de queijarias que fabricam queijo com DOP e que apresentaram a concurso o leite de melhor qualidade.

Para a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a iniciativa “é um bom exemplo de coesão territorial e traduz uma aposta clara na valorização das atividades tradicionais deste território, através da inovação, do conhecimento e do trabalho em rede, que traz frutos para os que se dedicam a este saber fazer e para os consumidores deste produto de origem protegida”.

“Esta ação vem dar um impulso positivo à Fileira do Queijo. Reflete-se numa ajuda para incrementar e valorizar a produção de leite de qualidade na Região Centro, contribuindo para a continuidade de um produto endógeno de Excelência, o queijo com DOP” refere Cláudia Domingues, Presidente da Inovcluster.

O Projeto é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: