Câmara Luso-Brasileira promove seminário sobre exportação entre Portugal e Brasil

Da Redação

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) organiza, no próximo dia 13 de novembro, com o apoio da Vieira de Almeida Sociedade de advogados, um seminário sobre as relações de exportação e importação entre os dois países. O seminário acontece no auditório da Vieira de Almeida advogados, em Lisboa.

O seminário pretende debater e dar terá como destaque aos procedimentos inerentes às trocas comerciais entre Portugal e o Brasil. Temas como os acordos comerciais em vigor, a legislação e tributação aduaneira, os aspectos da logística e do mercado de transações financeiras/cambiais serão alguns dos tópicos em discussão, com o objetivo prático de esclarecer e alertar para as questões que se colocam a quem investe nestes dois países.

“As relações entre Brasil e Portugal vão muito além da dimensão histórica. No panorama empresarial, mantém-se o interesse mútuo no aproveitamento do capital político bilateral para aprofundar os fluxos de comércio e de investimentos e para criar novas parcerias nos campos científico, tecnológico, cultural e educacional” defende Francisco Murteira Nabo, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB).

“Portugal tem vindo a diversificar as suas parcerias políticas e comerciais. O Brasil aparece, neste contexto, enquanto ator relevante para o futuro das relações econômicas e comerciais do país. Assim como o Brasil tem olhado para Portugal como uma plataforma de expansão das suas operações de comercio para a Europa e África”, acrescentou.

Para Conceição Gamito, Associada Coordenadora da VdA, “apoiar os operadores econômicos, proporcionando-lhes um conhecimento especializado do quadro legal, fiscal e aduaneiro, é um dos fatores chaves para o sucesso na implementação da sua estratégia de internacionalização. É também um desafio cada vez mais exigente, num contexto de proliferação de novos modelos de negócio e de ressurgimento de barreiras ao comércio internacional.”

O seminário terá lugar no auditório da Vieira de Almeida, na Rua D. Luís I, n.º 28, em Lisboa.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, fundada em 1948 e com cerca de 170 associados, é uma entidade de utilidade pública reconhecida em Portugal e no Brasil, e tem como principais objetivos fomentar e apoiar as relações econômicas e comerciais entre os dois países.

Confira o programa do evento:

15h00 – Recepção aos participantes

15h30 – Boas Vindas e Abertura
Dr. Francisco Murteira Nabo (Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira)

15h35 – Enquadramento do mercado e comércio entre Portugal e Brasil
Dr. Fernando Quintas – Gestor de Mercado – AICEP

16h00 – O enquadramento tributário e a estratégia de internacionalização
Dra. Conceição Gamito – Vieira de Almeida

Dra. Paula Mota – Autoridade Tributária e Aduaneira

16h40 – Coffee break

17h00 – Financeiro e Câmbio
Dr. Nelson Rodrigues – Advanced Câmbio
Dr. Bernardo Fernandes – Novo Banco

17h40 – Procedimentos de Importação- Exportação e logística
Dr. Reginaldo Silva – MFDM Group
Dr. Jorge Gil – GTL Group

18h10 – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend