Da Redação
O maestro e pianista João Carlos Martins, considerado pela crítica internacional como um dos maiores intérpretes de Bach, e o jurista Ives Gandra Martins, uma das maiores autoridades em direito tributário do país, receberam na Câmara Municipal de Sorocaba o Título de Cidadão Sorocabano.
A homenagem foi realizada no final de agosto, por iniciativa do vereador Helio Godoy (PSD), e foi precedida por uma apresentação do maestro com 36 músicos da Orquestra Bachiana Filarmônica no saguão da Câmara Municipal.
A entrega dos títulos foi presidida pelo vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I (PR), e a mesa de honra foi composta pelo autor da homenagem, pela vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi; pelo professor Luis Almeida Marins Filho; e pelo doutor Luiz Aquino.
“Eu me sinto extremamente honrado em rever amigos e ser homenageado por uma cidade que representa no Brasil alavancagem para o desenvolvimento econômico, e progresso; como jurista eu sempre fui um defensor do Legislativo. Nós acreditamos que é através do Legislativo que temos a essência da Democracia e ser homenageado com o título de cidadão sorocabano ao lado de meu irmão é uma alegria imensa”, afirmou Ives Gandra.
Godoy reforçou que “Sorocaba tem hoje mais dois cidadãos ilustres no mundo, um na área de direito e outro da música, que merecem o reconhecimento do Legislativo e de seu povo”. Além de jurista,
reconhecido nacionalmente e internacional, Ives Gandra é um pensador e autor de inúmeros livros, e escreve quinzenalmente no Jornal Mundo Lusíada. De família portuguesa, Ives Gandra foi homenageado no final de 2014 pela Casa de Portugal SP.
João Carlos Martins, apresentou-se várias vezes no Seminário Internacional de Educação de Sorocaba, logo após o seu retorno à música, quando se recuperou de uma cirurgia neurológica que lhe devolveu parte dos movimentos das mãos. Em retribuição à cidadania sorocabana ele presenteou a cidade com a Orquestra Bachiana e o evento integrou a semana de atividades comemorativas aos 361 anos de fundação da cidade. Torcedor nato da portuguesa, o pianista também foi homenageado pelo governo português.
“O orgulho que eu tive de mostrar a minha vida recebendo o título de cidadão sorocabano é uma honra que vou guardar pelo resto de minha vida. E, por isto, fiz questão hoje de reger e tocar”, afirmou João Carlos Martins. Ele revelou que faz grandes esforços para tocar, “mas assim continuarei até o apagar das luzes”.
Os irmãos Martins nunca tiveram oportunidade de receber uma homenagem em comum e essa foi a primeira vez que estiveram juntos para essa finalidade.
Godoy, diretor da Uvesp, lembrou ainda que, embora os dois irmãos tenham uma diferença de idade de 5 anos, eles nasceram para Sorocaba no mesmo dia e a cidade ganhou em seus 361 anos dois filhos “gêmeos e gênios”.
A respeito de Ives Gandra, o vereador apontou que “a harmonia e a Justiça do Direito sempre foram defendidos pelo jurista e advogado e, por isto, ele alcançou o reconhecimento nacional e internacional por sua atuação.
João Martins, além de ter o seu nome no circuito mundial da música clássica, como um dos maiores intérpretes de Bach, tão logo voltou aos palcos e ao piano se apresentou em Sorocaba há alguns anos no Seminário Internacional de Educação, segundo informações da Uvesp.