Representantes brasileiros na BTL querem aumentar a conexão Brasil-Portugal

Mundo Lusíada

Brasil está mais uma vez numa das mais importantes feiras do Turismo na Europa, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que teve início quarta-feira, com o objetivo de promover Portugal além de mais de 70 destinos mundiais. Governantes brasileiros aproveitam a passagem pelo país para diversas reuniões de negócio com empresários portugueses.

A ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, representou o país no evento e visitou a feira acompanhada do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia de abertura.

“Estamos aqui na BTL para mostrar ao mundo que o Brasil está de volta e está de braços abertos para receber turistas de todo o mundo. E Portugal, país-irmão do Brasil, é o lugar ideal para passar essa mensagem. Fui extremamente bem recebida pelo presidente Marcelo Rebelo, o que mostra que nossa relação está fortalecida e que vamos avançar na parceria em prol do turismo”, afirmou a ministra.

Foto Rui Ochoa/PR

“Também estou aproveitando essa oportunidade para apresentar possibilidades de investimentos em nosso país. É o turismo mostrando que pode e irá mudar a realidade do nosso país por meio da geração de emprego e renda para a nossa população ”, afirmou.

Na BTL, Daniela Carneiro participou de encontro com representantes do Grupo Abreu, maior agência de viagens de Portugal, para reforçar a oferta de destinos brasileiros nos mercados onde a agência atua. O objetivo é ampliar a presença de portugueses no país que, em 2018, foi de 200 mil visitantes, mas que apresentou queda nos últimos anos.

“Além de divulgar nosso país nessa importante feira de turismo, com mais de 70 países presentes, aproveitei a oportunidade para mostrar que o Brasil não é apenas o melhor destino para quem deseja passear mas também para aqueles que desejam investir. Temos potencial e condições para nos tornamos referência de turismo no mundo”, comentou a ministra.

Atração de investimentos

Ampliar a presença de turistas portugueses no Brasil e atrair novos investidores para o país foi a prioridade do segundo dia de agenda da ministra, em Lisboa.

Acompanhada do secretário executivo da Pasta, Bento Nunes, a ministra iniciou o dia se reunindo com Carlos Silva, presidente do Grupo Sana Hotels, e sua equipe, para tratar das oportunidades de investimento no Brasil, como o Programa Revive – fruto de parceria com o governo português – que prevê a requalificação e aproveitamento turístico de patrimônios públicos deteriorados.

REVIVE – Criado pelo governo português em 2016, o Revive contava, em 2022, com 52 imóveis definidas a partir de concurso público. Existem, atualmente, 18 contratos de concessão com investimentos de 131 milhões de euros e renda anual de 2,3 bilhões de euros.

À tarde, a ministra brasileira visitou o Convento da Graça, construído no século 13, que será transformado em um hotel por meio de concessão no âmbito do Programa Revive. “Vamos trabalhar para viabilizar essa iniciativa também no Brasil”.

Inovação

Presente com stand representando 32 expositores brasileiros, a Embratur também aposta em inovação. “Vamos estimular a abertura de coworkings para receber estrangeiros que trabalham remotamente e querem conhecer o Brasil. Nós queremos expandir essa experiência por todo o país” divulgou o órgão. Em Lisboa, a equipe se reuniu com o diretor do NomadX, que já presta esse serviço em Pipa/RN.

Depois de estar na BTL, no Porto, a governadora do Rio Grande do Norte assinou um Memorando de Entendimento com a Voltalia, empresa que já investiu mais de R$1 bilhão em projetos para geração de energia no Estado. “Vamos ampliar essa parceria agora no campo do hidrogênio verde e do nosso Porto-Indústria verde” informou Fátima Bezerra.

Em Lisboa, a equipe Embratur se reuniu ainda com Luis Araújo, presidente da Turismo de Portugal, e Raimundo Carreiros, embaixador do Brasil em Portugal, e conversou sobre parceria com o governo português para troca de inteligência na aérea do turismo e iniciativa de promoção de inovação.

Aumentando a conexão Brasil-Portugal, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e executivos da companhia, para falar sobre a ampliação da malha aérea entre ambos países. Serão lançadas 6 novas linhas este ano pra estimular o turismo entre os países, segundo a Embratur.

Durante a BTL, Marcelo Freixo também esteve com Mariana Duque, diretora de Marketing da Elcorte Inglês, que também atua como agência de viagens. “Queremos estabelecer uma parceria com a empresa para promover o turismo brasileiro”.

O Brasil já trouxe 350 mil portugueses por ano, mas hoje são pouco mais de 150 mil, segundo dados do governo. “Em 2005, 350 mil portugueses vieram ao Brasil, número que caiu muito nos últimos anos. Vamos trabalhar para retomar aquele número e diversificar ainda mais os atrativos. 55% deles procuram o turismo de sol e praia, o que é muito bom! Mas queremos mostrar também todo o nosso potencial” declarou Freixo.

Com mais de 1.400 expositores e 45 mil visitantes, a BTL tem entre seus objetivos, promover o intercâmbio entre países, realizar rodadas de negócios entre investidores e destinos turísticos. O Brasil está presente com seu estande promocional que mostra a diversidade cultural e belezas do país.

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