Emprego em restaurantes e hotéis sobe 16% no último ano em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O número de trabalhadores no canal Horeca – hotelaria, restauração e cafetaria cresceu 16% em 2017 face ao ano anterior, para mais de 323 mil postos, segundo revelou o vice-presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

“Em 2017, o canal Horeca registrou mais de 323 mil postos de trabalho, mais 16% face a 2016”, disse Carlos Moura, em Lisboa, durante a cerimônia de tomada de posse dos órgãos sociais da AHRESP.

De acordo com o responsável, no período em causa, os setores de alojamento, alimentação e bebidas assumiram uma “importante dimensão social”, com mais de um milhão de cidadãos a dependerem destas áreas, “o que representa 10% da população portuguesa”.

“Em 2017, o turismo representou 7,8% do PIB, gerando mais de 15 mil milhões de euros, mais 20% face a 2016”, apontou.

Durante a sua intervenção, Carlos Moura enalteceu ainda “a força e resiliência do setor” em épocas marcadas por recessões e o “espírito empreendedor e proativo” em épocas de maior progresso econômico.

O vice-presidente da AHRESP disse ainda que a associação quer continuar a ser um “parceiro sustentável”, continuando, por isso, a apostar “na contratação coletiva”.

No entanto, alertou que é necessário combater os encargos que estão sobre as empresas, a economia paralela e a concorrência desleal.

“Os desafios continuam a ser muitos e transversais às diversas áreas do setor”, concluiu.

No triênio 2018-2021 a direção da AHRESP será dirigida por Mário Pereira Gonçalves da Versailles. Como vice-presidente tomou posse Carlos Moura do Instituto Técnico de Alimentação Humana (ITAU).

No período em causa, o setor da alimentação e restauração coletiva será liderado por Antero Jacinto, Eugénio Ribeiro ficará responsável pela área de casinos e bingos, Vítor Sá Marques vai representar as pastelarias, Sofia Mendonça os restaurantes de serviço rápido, Maria Fátima Portulez os concessionários de restauração, Alexandre Bastos o comércio alimentar, Fernando Faneco os estabelecimentos hoteleiros e Beatriz Santos ficará encarregue do setor do campismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend