Em Lisboa, Embratur lança campanha para dar visibilidade à gastronomia brasileira

Mundo Lusíada

No dia 28 de fevereiro, uma série de atividades e reuniões foram realizadas no estande da Embratur na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das maiores feiras do setor na Europa que segue até 3 de março. Diversos estandes de Estados e municípios brasileiros estão representados no evento, a Embratur conta com estande de 250 metros quadrados e 38 coexpositores, no que é a maior participação do Brasil na BTL até hoje.

No dia de abertura, estiveram presentes no stand brasileiro o Embaixador brasileiro Raimundo Carreiro, acompanhado do Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, da Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do Governador da Paraíba, João Azevêdo, e do Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além do Presidente Turismo de Portugal Luís Araújo, e outros.

Na oportunidade, presidente da Embratur lançou a campanha ‘Brasil for Foodies’, um movimento para dar mais visibilidade internacional à gastronomia brasileira, que disputa o título de “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024” da World Travel Awards (WTA).

O lançamento da campanha contou com a participação da coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, do chef Guga Rocha, que apresentou o Cooking Show Uma Viagem pelo Brasil, e do jornalista Rafael Tonon, vencedor do prêmio de Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 atribuído pelo Guia Identità Golose.

O chef Guga Rocha fez uma breve comparação entre produtos gastronômicos do interior do Brasil e ingredientes europeus cosmopolitas que, para ele, mostram o alcance internacional da cozinha brasileira. “Para mim, pequi e trufa, que é um produto caríssimo, não tem diferença nenhuma”, comparou. “Se a trufa fosse do interior de Goiás e o pequi fosse de Alba (Itália), o que ia ter de gente indo para Alba comprar pequi não está no gibi. Temos que valorizar os produtos da gente, conhecer, entendê-los, trabalhar com eles e utilizá-los”, continuou.

“E a gastronomia não é só o que a gente come. O Brasil com ‘S’, do sabor, também é do saber. A comida tem sempre uma história. O quiabo vem da África, nas tranças das escravizadas. Tem uma história riquíssima por trás de cada prato. E essa diversidade faz do Brasil o melhor destino gastronômico da América do Sul. Estamos concorrendo para isso” disse Freixo.

Já Tonon lembrou que as diversas imigrações em diferentes períodos históricos do Brasil tornaram a gastronomia brasileira tão única e diversa. “A gente é um país continental e isso nos permite ter cozinhas regionais muito marcadas. Temos uma biodiversidade grande e produzimos de azeite a vinhos, que a gente faz e é premiado no mundo inteiro, com queijos, cafés, ou seja, em termos de produto, é difícil bater o Brasil”, garantiu.

Foto Renato Vaz/Embratur

Número de voos recordes

Na BTL, a Embratur e a companhia aérea TAP Air Portugal assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) com foco na ampliação da conectividade aérea internacional para o Brasil. O documento prevê ações de promoção dos destinos brasileiros na Europa.

Na ocasião, o CEO da TAP, Luís Rodrigues, revelou que “o Brasil é o país que a companhia aérea mais investiu em ampliação da frequência de rotas”. “Durante o verão europeu [junho a agosto] de 2024, estão programados 96 voos semanais da aérea para o Brasil, 20% a mais que os 80 voos semanais realizados no mesmo período em 2023. É um recorde histórico da empresa para este período do ano”, detalhou.

Na solenidade, o presidente da Embratur destacou a importância da companhia aérea para o turismo brasileiro. “A TAP é responsável por 80% dos voos de Portugal para o Brasil, mas é também, e principalmente, a porta de acesso da Europa ao Brasil, graças à grande conectividade com os demais países europeus através do Aeroporto de Lisboa”, disse.

O acordo possui um plano de trabalho com ações conjuntas da TAP e da Embratur de promoção internacional dos destinos brasileiros. “Esse acordo amplia ainda mais a sinergia de nossas ações de promoção na Europa, garantindo que consiga chegar ao Brasil, com voos diretos ou conexões rápidas, o turista europeu que tem o interesse de conhecer nosso ecoturismo da Amazônia, nosso afroturismo da Bahia e toda a diversidade de destinos e experiências que nosso país possui”, destacou Freixo.

Ao todo, 11 capitais do Brasil são atendidas pela TAP em todas as regiões do país e todo o crescimento de rotas da TAP, planejadas para este ano, são para o Brasil. O acordo terá validade de dois anos e prevê o compartilhamento de dados para otimizar ações da TAP e da Embratur, e avaliação de oportunidades para ampliação do grupo português no mercado aéreo brasileiro, para aumentar a conectividade do país com o continente europeu, por exemplo.

A Agência e a companhia aérea vão desenvolver, juntas, pesquisas e análises de mercado voltadas para a melhoria de ações para promoção do Brasil no exterior e, também, uma série de estratégias de marketing.

Estão previstas ações coordenadas e promoção do turismo para o Brasil por meio de relações públicas e parcerias com a imprensa e campanhas publicitárias, eventos, feiras, workshops e outras atividades para o aumento da visibilidade dos destinos nacionais e a atração de turistas estrangeiros.

RN

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, lidera a delegação do RN – Rio Grande do Norte no evento, que reúne mais de 200 compradores internacionais de 42 mercados emissores.

“Este é um evento importante para impulsionar o mercado turístico global, onde vários destinos e empresas se encontram com o objetivo de gerar negócios e fomentar o turismo internacional que beneficia diretamente nosso Estado. Isso pode ser aferido pelo fato da BTL agregar ainda 1.400 expositores e previsão de receber mais de 60 mil visitantes”, destacou a governadora.

Além do Governo do RN, cinco municípios estão presentes à BTL: Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz e Santa Cruz. E instituições como a Fecomércio, ABIH/RN, Preserve Pipa. Autoridades como o presidente da Embratur visitaram o estande do RN. Também participaram representantes do Geoparque Seridó Mundial Unesco.

“A participação do Rio Grande do Norte torna-se estratégica, pois trata-se de uma ação realizada no principal mercado emissor de turistas europeus, e que possui o maior número de voos internacionais para o estado, com 7 frequências semanais com a TAP Air Portugal”, reforçou Fátima Bezerra.

De acordo com o Boletim de inteligência da Emprotur, desde outubro de 2023, o mercado emissor mais promissor europeu é o de Portugal e a ligação internacional com Portugal, realizada pela TAP, passou a ser diária desde 29 de outubro. Em 2023, o aeroporto Internacional de Natal recebeu 780 voos e mais de 70 mil passageiros portugueses desembarcaram em solo potiguar no mesmo período.

“As estratégias de divulgação e promoção do estado nos posicionam como um destino diversificado, com uma excelente oferta de produtos e serviços turísticos. Devido à nossa posição geográfica, a capital do Rio Grande do Norte é o ponto mais próximo entre Europa e o Brasil, sendo a porta de entrada para turistas europeus”, acrescentou a governadora.

Neste 2024, também a Paraíba participa pela primeira vez com estande próprio na BTL. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba divulgarão os atrativos turísticos do Estado, em estande de 54m², iniciativa que conta com a parceria da Fecomércio Paraíba  e Sebrae.

São Paulo

Também o estado de São Paulo aposta na gastronomia. Um camarão caiçara com doce de banana de sobremesa, receita típica caiçara, é o prato preparado pelo consagrado chef Tonhão, do restaurante Atelier do Tonhão, em Ilhabela, um dos 30 estabelecimentos que integram a rota gastronômica do Litoral Norte & Baixada Santista, e esteve no estande da Embratur neste dia 29.

São Paulo é um Estado reconhecido internacionalmente pela qualidade de sua culinária. A ação gastronômica na BTL é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) em parceria da TAP e da prefeitura de Ilhabela, uma mais de 200 cidades paulistas que integram o Programa Sabor de SP. “A missão é tornar SP o destino favorito do turista português e Europeu, colocando o Estado na prateleira das agências de viagem internacionais”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

São Paulo tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, além de ser um dos destinos de lazer e negócios mais completos do país. Quase a metade (45,7%) dos turistas portugueses que visitam o Brasil visitam SP. Segundo a Embratur, Portugal é um dos principais emissores de estrangeiros para SP. Em 2023, foram mais de 83 mil visitantes portugueses em SP, superando a pandemia.

 

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