Sócrates e Bush debatem questões da UE

 

Da Redação Com Agencia Lusa

André Kosters/Lusa

O Primeiro Ministro José Sócrates durante a sua reunião com o Presidente americano George W. Bush, 17 Setembro 2007, na Casa Branca, em Washington DC.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, iniciou uma visita em Washington no 16 de setembro, ao presidente norte-americano George W. Bush, para discutir a coordenação entre EUA e União Européia (UE) sobre os problemas no Afeganistão, Oriente Médio e Kosovo. O primeiro-ministro fez questão de frisar que "os Estados Unidos são um país amigo" e que Bush é "sempre bem-vindo" em Portugal.

Durante o encontro, além de debaterem questões bilaterais (como a presença portuguesa na Organização do Tratado do Atlântico Norte-Otan), Sócrates e Bush tentaram aproximar as posições dos Estados Unidos e da União Européia com relação ao processo de paz no Oriente Médio, ao estatuto futuro da província sérvia do Kosovo, e ao relançamento das relações transatlânticas. Entre outros assuntos, estiveram ainda as políticas para impulsionar a diversificação energética, para a redução da dependência do petróleo.

Em declaração a jornalistas, Sócrates considerou fundamental que a UE e os EUA "olhem para o futuro" e deixem para trás as divergências em relação à intervenção militar norte-americana no Iraque. "O mais importante é olharmos para o futuro", porque "os Estados Unidos e a Europa partilham um patrimônio de valores. A relação transatlântica está sempre no topo da agenda da política externa da União Européia", declarou Sócrates.

Ainda sobre o seu encontro com Bush, Sócrates disse que pretende informar ao presidente dos Estados Unidos "sobre a agenda da União Européia para os próximos meses", incluindo os temas do Afeganistão, Oriente Médio e Kosovo, e defendeu que "o futuro se constrói com uma cooperação cada vez maior" entre os dois blocos políticos.

Neste âmbito, o presidente Bush agradeceu Portugal. “Quero agradecer ao povo português o apoio dado por Portugal no Iraque e no Afeganistão. Eu apreciei isso, porque ajudou o povo iraquiano e afegão a terem liberdade", frisou o chefe de Estado norte-americano.

Bush disse depois reconhecer que as autoridades políticas portuguesas "não tomaram uma decisão fácil" quando apoiaram as intervenções militares no Iraque e no Afeganistão. "Mas os iraquianos e os afegãos têm o direito de viver numa sociedade livre".

Na qualidade de presidente em exercício da UE, José Sócrates esteve presente ainda no Smithsonien Institut, em Washington, na exposição sobre os descobrimentos que leva o nome "Abraçando o globo: Portugal e o mundo nos séculos XVI e XVII". O Governo de Lisboa prometeu que "fará de tudo" para levar a mostra para o país.

Deixe uma resposta