Programa leva luz elétrica a sete mil índios no Sul do país

Através do Programa Luz para Todos cerca de sete mil índios das etnias kaigang e guarani da Terra Indígena do Guarita foram beneficiados com luz elétrica. Foram mais de mil ligações residenciais feitas na maior reserva indígena do sul do país.

A inauguração do programa aconteceu dia 19, Dia do Índio. O investimento de R$ 2,5 milhões foi da parceria entre o governo federal e a concessionária de energia do Rio Grande do Sul, Rio Grande Energia (RGE).

Os mais de 23 hectares dos kaigang ocupam quatro municípios. Além deles, 50 famílias de índios guaranis também foram beneficiados pelo programa Luz para Todos. Esta população se mantém da agricultura, com plantio de milho, feijão, frutas, soja, verduras e produção de leite e derivados. 

Segundo divulgou o governo, com a instalação da energia elétrica, os agricultores pretendem comprar refrigeradores para ampliar a produção de leite e derivados. Eles realizam ainda atividades artesanais, na fabricação de cestas de bambu, balaios, esculturas em madeira e roupas.

“Mudou muita coisa na nossa vida depois da luz. Estamos nos organizando para comprar triturador, vacas e cerca elétrica. Também estudamos a instalação de um aviário e a criação de porcos”, disse o cacique kaigang Valdones Joaquim.

Além da eletrificação, ações paralelas foram realizadas na Terra Indígena do Guarita. A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) investiu em torno de R$ 1 milhão na construção de poços artesianos e postos de saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: