Presidente português manifesta confiança na economia brasileira

Presidente português manifesta confiança na economia brasileira O presidente Aníbal Cavaco Silva destacou, no jantar do 94º aniversário da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – São Paulo, a importância das organizações associativas empresariais para fortalecer as relações luso-brasileiras. O presidente português acredita que Portugal mantém a confiança no Brasil e é um país importador líquido de mão de obra e exportador de capitais. Mundo Lusíada com Agência Lusa O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, manifestou confiança na economia brasileira, durante o jantar com a comunidade empresarial lusa no Brasil, realizado em São Paulo. "Tempos mais recentes trouxeram ao Brasil grandes investimentos de uma economia portuguesa que aprendeu, de novo, o caminho da internacionalização, de um país que deixou de ser exportador de mão de obra e importador de capitais para passar a ser importador líquido de mão de obra e exportador de capitais. Investimentos que, com flutuações mais ou menos acentuadas, mantêm-se, atestando a confiança de Portugal na economia brasileira", disse o chefe de Estado português. Cavaco Silva destacou a importância das organizações associativas empresariais para o fortalecimento das relações entre os dois países, dizendo que "Portugal e as relações luso-brasileiras precisam de vocês, de todos vocês: dos que para cá vieram há muito tempo, dos luso-descendentes e dos que aqui chegaram há menos tempo", avaliou.

Segundo o presidente, as câmaras de comércio constituem um “instrumento fundamental para a mobilização de todos”. Completando: “Para tanto, é preciso que não esqueçam de ninguém, que saibam congregar, federar, reunir", disse o presidente. Novas gerações Cavaco Silva defendeu ainda que as câmaras de comércio devam saber "tirar proveito da experiência de todos", e que não devam hesitar em renovar-se de forma a atrair novas gerações. "É essencial apoiar quem chega, ou quem quer empreender, promover o que somos e o que temos para oferecer nos mais variados domínios, estimular parcerias, estar presente na sociedade brasileira", disse.

O presidente luso ressaltou igualmente os desafios de “grande dimensão” que Portugal tem pela frente, cuja resposta determinará o país deixado para as futuras gerações. "O nosso tempo não tem contemplações para com quem hesita em se adaptar. E o nosso tempo é o da globalização crescente. Não é possível fazer de conta que a realidade é outra", observou.

"A resposta não pode ser o medo, que nem nos deixa ver as oportunidades nem escolher o melhor caminho para aproveitá-las", acrescentou ao salientar que sua ação tem sido a de "ajudar os compatriotas a reconhecer e enfrentar as exigências da globalização".

O presidente português comentou ainda que o Brasil está "repleto de exemplos da obra que por aqui [Brasil] foram realizando portugueses e seus descendentes, que tanto fizeram – e fazem – pelo engrandecimento das relações entre os dois países".

O jantar anual da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil foi o primeiro compromisso da visita oficial de dois dias que o presidente português fez a São Paulo. A programação da viagem ao Brasil, realizada na seqüência da estadia de Cavaco Silva no Uruguai por ocasião da 16ª Cúpula Ibero-Americana, incluiu ainda uma visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Bienal de Artes da capital paulista.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: