Paraná Pesquisas divulga intenção de votos sobre Eleições Legislativas em Portugal

[Atualizado]

Mundo Lusíada

 

O Paraná Pesquisas divulgou neste dia 22 pesquisa Nacional em Portugal sobre as Eleições Legislativas em 2024, marcada para 10 de Março.

Segundo as intenções de voto, uma disputa acirrada entre as principais forças políticas deve marcar as eleições, com um empate técnico entre a Aliança Democrática (partidos PSD e CDS-PPM), com 21,4%, e o Partido Socialista (PS), com 21,1%, do governo atual. Enquanto o partido Chega, chamado extrema-direita no país, aparece com 16,9% das intenções de voto.

O Iniciativa Liberal reúne 6,8% das intenções de voto, seguido do Bloco de Esquerda (5,5%), Livre (3%), PAN (Pessoas, Animais, Natureza), com 2,5%, e CDU (Coligação Democrática Unitária), 2,4%.

18,8% dos entrevistados não sabem em quem votar, enquanto os votos em branco ou nulo é de 1,5%.

A pesquisa de opinião pública realizada em Portugal, com o objetivo de consultar à população sobre as Eleições Legislativas de 2024, foi a primeira realizada pelo instituto brasileiro no exterior.

A coleta de dados realizada através de entrevistas telefônicas, com eleitores com 18 anos ou mais, ocorreu entre os dias 08 e 17 de fevereiro. 69,8% pretendem votar nestas eleições, contra 30,2% que afirmaram que não irão votar.

Segundo divulgado, para a pesquisa foram realizadas 1203 entrevistas, sendo 840 com eleitores que irão votar no dia 10 de Março, com uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4 pontos percentuais para os resultados gerais.

Apontando o índice de rejeição entre os partidos, o Paraná Pesquisas apurou que 53% dos entrevistados nunca votariam no Chega, contra 22,4% da CDU e 17,7% do Partido Socialista e 15,4% do Bloco de Esquerda. Os dados completos estão disponíveis no site da empresa >>

Segundo destacou a mídia portuguesa, a empresa brasileira Paraná Pesquisas não está registrada para pesquisas oficiais em Portugal.

Nesta sexta-feira, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou a “abertura de um processo de averiguações” sobre a sondagem divulgada pelo partido Chega no seu jornal Folha Nacional, realizada pela empresa brasileira não credenciada pelo regulador, confirmou à Lusa fonte oficial.

Situação do Brasil em Portugal

Já neste dia 23, o Paraná Pesquisa divulgou opinião pública realizada em Portugal, com o objetivo de consultar à população sobre a percepção da situação econômica do Brasil em comparação com a situação econômica de Portugal e avaliação da imagem que a sociedade tem do Presidente do Brasil.

A sondagem mostra que 64,6% dos portugueses acham “pior” a situação econômica atual do Brasil em comparação a situação econômica atual de Portugal, enquanto 7,3% dos entrevistados responderam “melhor”, e 9,9% responderam como “igual”, 18,2% não souberam responder.

A percepção sobre a imagem de Lula também foi questionada, e 51% dos portugueses têm uma imagem negativa do presidente brasileiro, 27% apontaram para uma imagem positiva, e 22% não souberam responder.

Para a realização desta pesquisa foram realizadas 840 com portugueses, entre 8 a 17 de fevereiro, com uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4 pontos percentuais para os resultados gerais.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: