Jorge Sampaio pede apoio do Brasil no combate à tuberculose

 

Ana Paula Marra Da Agência Brasil

José Cruz/ABr

Brasilia – Após encontro com o presidente Lula, o alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, fala à imprensa.

O alto representante da Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Fernando Branco de Sampaio, se reuniu em 5 de dezembro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Sampaio, no encontro no Palácio do Planalto, eles conversaram sobre a importância do papel do Brasil no processo de integração das nações e sobre a necessidade de o país ser referência no combate à tuberculose, assim como tem sido no combate ao HIV.

"O Brasil tem tido sucesso, mundialmente reconhecido, no combate ao HIV e precisa ter idêntico sucesso no combate à tuberculose", disse Sampaio. "Há 22 países que têm altas taxas de tuberculose e o Brasil é um deles. Portanto, o que foi feito aqui para combater o HIV pode ser transposto para o combate à tuberculose".

Segundo ele, o Brasil tem de dar especial atenção ao combate à tuberculose porque a doença mata, sobretudo, pessoas que têm aids.

"A ligação entre as duas doenças é fundamental. E esse é um novo desafio. Um grande número dos doentes de HIV morrem de tuberculose, que é uma doença curável. E não é preciso gastar muito dinheiro para isso".

Deixe uma resposta