Frente Nacional de Prefeitos assina parceria entre Brasil e Portugal

Mundo Lusíada

Os prefeitos de Rio Branco, no Acre, Tião Bocalon, e de São Vicente/ São Paulo, Kayo Amado, estiveram numa agenda internacional, organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).  Durante o primeiro dia de atividades os brasileiros estiveram com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel da Silva, e na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e se reuniram com o vice-reitor de Relações Internacionais Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.

Nesta quinta-feira (10) o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que também é vice-presidente de Agricultura da FNP, assinou documento, representando o presidente nacional da FNP, Edvaldo Nogueira, firmando parceria entre os dois países. Trata-se de um acordo entre a FNP no Brasil e a Fundação que representa os municípios lusitanos que irá integrar as prefeituras dos municípios brasileiros e portugueses.

A Frente Nacional de Prefeitos do Brasil congrega mais de 400 prefeituras, principalmente àquelas com mais de 80 mil habitantes.

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, Tião Bocalom, acompanhado do prefeito de São Vicente, Kayo Amado, representou as capitais do país e os 80 maiores municípios brasileiros, na agenda em Portugal. A missão da FNP tem objetivo de conhecer as experiências locais de inovação no setor público e na área das smart cities.

Na agenda, esteve ainda a Reunião no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), para desdobrar ações do termo de cooperação entre cidades dos dois países e o encontro com o prefeito de Coimbra, para avançar em parcerias de cooperação técnica com cidades brasileiras.

Na Câmara de Coimbra, os representantes apresentaram o Município de São Vicente com os projetos relacionados com o Porto das Naus e a Casa Martim Afonso, com grande potencial patrimonial, turístico e cultural, e exemplos notáveis da forte relação de São Vivente com Portugal. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, felicitou este trabalho desenvolvido em São Vicente que vai culminar, no dia 22 de janeiro de 2032, ocasião em que a cidade se torna o primeiro Município do Brasil a celebrar 500 anos.

Já o Município de Rio Branco apresentou o seu ambicioso projeto com o objetivo de reduzir o elevado deficit habitacional do seu território através da construção de unidades de habitação sustentável, utilizando resíduos de madeira provenientes da aplicação de métodos de gestão florestal sustentável.

Antes da viagem, o prefeito de Rio Branco reafirmou o orgulho de poder ter sido escolhido para representar o país nessa missão. “É uma honra poder representar as capitais brasileiras, assim como os 80 maiores municípios do país”, disse.

Em Portugal, a missão também participou do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE). O FIBE é uma associação sem fins lucrativos criada para promover a integração do Brasil ao continente europeu através de iniciativas culturais, acadêmicas e sociais, incluindo a promoção de eventos e o apoio ou desenvolvimento de estudos, pesquisas e debates públicos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: