Fórum da ONU debaterá segurança na internet

Da Rádio ONU

Começa nesta segunda, 12 de novembro, o Fórum de Governança da Internet. Mais de mil pessoas são esperadas no Rio de Janeiro para participar do encontro, marcado entre os dias 12 a 15.

O evento, na Barra da Tijuca, zona leste do Rio, reunirá especialistas e membros de governos e da sociedade civil de mais de 70 países.

A conferência deve debater liberdade de expressão na rede, segurança, crimes cibernéticos, privacidade, custo de acesso e variedade lingüística.

Entre os participantes, estão dois fundadores da rede mundial de computadores, Vint Cerf, também chamado de "pai da internet" nos Estados Unidos, e Bob Khan.

Os dois inventaram os protocolos TCP e IP, usados na intercomunicação de computadores.

O professor Tadao Takahashi, da Aliança Global sobre Tecnologia da Informação, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que os usuários de internet precisam ser mais pró-ativos para evitar a fraude.

"Existe a perspectiva, de longo prazo, no sentido de que a própria tecnologia comece a ajuda a filtrar conteúdos, imagens e uso indevido da internet. Mas a curto prazo, é muito difícil fazer alguma coisa que o usuário não esteja envolvido porque, se por exemplo, ele nunca usa a conta dele e a senha é óbvia a probabilidade de alguém quebrar a senha e entrar numa instituição pela conta é muito alta", explicou.

O encontro será dirigido pelo ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e co-presidido pelo assessor especial do Secretário-Geral da ONU sobre Governança na Internet, Nitin Desai.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: