Europa vai promover canais para estimular imigração legal

 

Da Agencia Lusa

Luís Forra/Lusa

Conferência de imprensa da Reunião Ministerial sobre Migrações, realizada em Albufeira, 19 de Novembro de 2007.

Mussa Balde/Lusa

O guineense, Jeremias Mango, desistiu de entrar na Europa clandestinamente a pedido da família, mas continua a não ter medo de morrer no mar, que continua a simbolizar a oportunidade de conseguir uma vida melhor, Guiné-Bissau.

A Europa vai divulgar "oportunidades de trabalho", canais legais de imigração e promover a formação dos potenciais imigrantes, tendo em vista agilizar a integração e as migrações legais a partir dos países do sul da bacia do Mediterrâneo.

A decisão foi tomada na primeira Reunião Ministerial da Parceria Euro-Mediterrânea (Euromed) sobre migrações, que termina segunda-feira, 19 de novembro, em Albufeira, Algarve (sul de Portugal). Durante o evento, foi ainda aprovada a criação de um grupo de trabalho conjunto sobre migração e o mercado de trabalho.

"As conclusões refletem a real vontade e o empenho de trabalhar em conjunto uma parceria que aborde de forma abrangente o fenômeno migratório nas vertentes de migração e desenvolvimento, imigração legal e imigração ilegal", disse o ministro português da Administração Interna, Rui Pereira.

Na área do desenvolvimento da margem sul do Mediterrâneo, foram anunciadas medidas para "abordar a origem das migrações" e "criar um ambiente de desenvolvimento sustentado".

Entre estas está a criação de um site que disponibilizará informação para facilitar as remessas de imigrantes, como taxas de câmbio e comissões de transferências atualizadas.

Segundo Rui Pereira, a iniciativa é uma maneira de promover uma "lógica de concorrência" e "dinamizar o sistema" de transferências financeiras internacionais, diminuindo os custos que os imigrantes pagam atualmente para enviar dinheiro para os países de origem.

Iniciativas Entre as conclusões apresentadas à imprensa constam a ajuda à criação de mecanismos, serviços e produtos financeiros em microcrédito, além da realização de um seminário internacional sobre o tema.

A "possibilidade de apoiar financeiramente" os imigrantes ilegais residentes na Europa em projetos de investimento nos seus países de origem ainda está sendo estudada.

Sobre o combate à imigração ilegal, os países Euromed aprovaram a colaboração na melhoria dos padrões se segurança dos documentos de identidade e viagem.

Será ainda promovida a formação para os países de trânsito da imigração sobre métodos para detectar e identificar documentos falsificados, além do monitoramento da saída de imigrantes.

A Agência Européia de Fronteiras também vai desenvolver a iniciativa junto aos países da parceria Euromed na área de gestão de fronteiras.

Deixe uma resposta