Espanhóis querem fusão entre Portugal e Espanha

Uma pesquisa realizada na Espanha mostra que quase metade da população é a favor de uma união entre Portugal e Espanha. 45,7% defendem a fusão dos dois países, estando a maioria a opinar para que o nome seja Espanha, e a capital Madrid. Metade dos eleitores defenderam ainda o regime monárquico, atualmente em vigor na Espanha. Cerca de 30% defendem uma República. 

De acordo com a pesquisa da Ipsos para a revista Tiempo, grande parte dos que querem a mudança são jovens, de 18 a 24 anos, chegando a 50,8% entre eles favorecendo a mudança.  

A outra opção de nome para a fusão dos dois países seria “Ibéria”, votado por 39,4% dos espanhóis. A maioria, 43,4% dizem que o nome deve ser Espanha. 80% querem Madrid como capital quando apenas 3,3% são favoráveis a ter Lisboa como capital. 

De acordo com semanário português Sol, uma sondagem em Portugal mostrou que apenas 28% dos portugueses também aceitariam a fusão com a Espanha.  

Principalmente nas regiões de fronteiras entre Portugal e Espanha, é forte a proximidade entre a população. Na fronteira dividida pelo Rio Tejo, habitantes das duas localidades já tentaram unir esforços para conseguir apoio do “Conselho de Rio Honor de Europa” para desenvolvimento na região. O projeto falhou devido a desconfiança sobre a gestão dos fundos e sua distribuição, aponta o Diário Digital. 

A proximidade cultural entre os dois países é atualmente um dos fatores citados por diversos analistas para a realização de um projeto ibérico. No passado, já houve movimentos de fusão das duas culturas, por exemplo com a criação do Club Ibérico (1848), formado por 400 portugueses e espanhóis, e mais tarde da Associação Hispano-Lusa (1873), por iniciativa espanhola.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: