Embaixador de Portugal fala sobre política da União Européia no Instituto Rio Branco

 

Da Redação Portugal Digital

A presidência portuguesa da União Européia (UE) e a parceria estratégica criada entre a UE e o Brasil, por proposta de Portugal, estiveram em foco durante a palestra proferida em 26 de novembro, pelo embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Na palestra dirigida aos alunos do Instituto Rio Branco, a escola de formação diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Seixas da Costa analisou os grandes temas e desafios que se colocam à União Européia.

Entre os temas abordados pelo embaixador português estiveram os últimos alargamentos do espaço comunitário, "sem diluição do tecido de políticas internas".

Seixas da Costa, de acordo com nota divulgada pela Embaixada de Portugal, analisou também o reforço da operacionalidade da política comum externa e de segurança da UE, a promoção de medidas para sustentar a competitividade européia e vencer a globalização, o estabelecimento de modelos integrados de segurança interna, com preservação plena das liberdades e com uma gestão humanista das tensões migratórias, e, finalmente, garantir a aceitação coletiva do novo modelo institucional consagrado no Tratado de Lisboa.

Deixe uma resposta