Embaixador de Portugal discute ampliar parcerias científicas com governo brasileiro

Da Redação

Fortalecer parcerias entre Portugal e Brasil na área científica foi o objetivo principal do encontro da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, nesta quinta-feira (27).

Durante o encontro, também trataram da vinda da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, em outubro, ao Brasil.

Ao longo da reunião, a ministra salientou a importância da cooperação entre Brasil e Portugal e lembrou de iniciativas em curso. Entre elas, o Memorando de Entendimento para cooperação de uso pacífico do espaço, ciência espaciais, tecnologias e aplicações, firmado em abril, e o Memorando para o lançamento de uma rede de cooperação para a promoção da cultura científica e tecnológica, assinado em 2021.

“Temos todo o interesse que esses laços, históricos, culturais e de cooperação possam se alargar e se aprofundar”, pontuou a ministra Luciana Santos.

Já o embaixador Luís Faro Ramos também enalteceu a vasta cooperação entre ambos os países e mencionou o futuro Encontro de Reitores do Grupo de Tordesilhas, que une universidades do Brasil, Espanha e Portugal, com o objetivo de promover atividades de cooperação multilateral em matérias de educação, ciência, tecnologia e inovação. “É oportunidade de aproximação e troca de experiências”, frisou.

Por fim, o embaixador lembrou da vinda da ministra portuguesa Elvira Fortunato para a XXI Reunião da Sociedade Brasileira de Materiais, em outubro, em Maceió (AL), oportunidade para possível reunião bilateral ministerial.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: