Eleições do CCP acontece em Fevereiro

 

Mundo Lusíada Com Lusa

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), órgão representativo dos emigrantes portugueses, terá menos conselheiros no mundo, entre eleitos e nomeados. Debaixo de muitas críticas, esta é a proposta da nova lei que entra em votação no início de outubro. Independente dela, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Braga, já definiu mês de fevereiro para a eleição do órgão.

“O sentimento de abandono que se vive atualmente atinge níveis nunca antes alcançados” diz o presidente do CCP Carlos Pereira. No último 24 de setembro, Antonio Braga já divulgou as prioridades do próximo ano para os emigrantes. As áreas social, ensino, educação e os jovens luso-descendentes são os destaques. Em 2008, o programa "Estagiar em Portugal", que permite aos jovens portugueses e luso-descendentes a viverem no estrangeiro a realização de um estágio profissional numa empresa portuguesa, "vai ser reforçado", segundo o secretário, além da renovação na área da juventude de outros programas dirigidos a eles.

O Governo deve ainda investir nos programas de Apoio Social aos Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASIC) e de Apoio Social a Emigrantes Carenciados (ASEC). E a reestruturação consular vai continuar a ser uma prioridade, afirmou Antonio Braga, renovando equipamentos e modernizando serviços em cada posto consular.

O secretário de Estado referiu que o Ministério dos Negócios Estrangeiros vai elaborar "um orçamento à luz das restrições" que o Governo tem mantido até agora para equilibrar as contas públicas.

Deixe uma resposta