Durão Barroso em visita oficial ao Brasil

 

Da redação

 

Durão Barroso, presidente da Comissão Européia, veio ao Brasil em visita oficial passando por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, para um “amplo diálogo e crescente cooperação” entre o Brasil e a União Européia. Esta é a primeira visita bilateral da mais alta autoridade da Comissão ao Brasil.

 

 Antonio Cruz/ABr

Presidente Luis Inácio Lula da Silva encontra-se no Palácio do Planalto com o presidente da Comissão Européia, o senhor José Manuel Durão Barroso.

 

Logo na sua chegada, na quarta-feira 31 de maio, Barroso encontrou-se com o presidente brasileiro Lula da silva, e com membros da Comissão Européia. O presidente Lula fez citação à UE como “fonte de inspiração para o Mercosul e para o processo de integração sul-americano”. Desde 1960, o Brasil e a União Européia tem vivido uma crescente aproximação, após o estabelecimento das relações entre o governo e a então Comunidade Econômica Européia.

 

Ainda em Brasília, o diplomata participou de encontro com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.

 

Entre os assuntos em pauta, estão o desenvolvimento sustentável, energias renováveis e comércio de produtos agropecuários, e diversas outras áreas de interesses comuns. Bem como, a criação de um mecanismo de diálogo para discutir as cooperações científica, tecnológica, educacional. Negociações entre o Mercosul e a União Européia também são temas de sua estadia no Brasil, sobretudo a ampla perspectiva de cooperação parlamentar na formação do Parlamento do Mercosul.

 

Sobre a questão da energia, os dois presidentes concordaram em promover um intercâmbio, especialmente sobre o etanol e biodiesel. Em relação ao tema, deve acontecer em Bruxelas uma Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, promovida pela UE, além de um Seminário América Latina-UE sobre Energia Renovável, que ocorre em outubro, no Panamá.

 

Ainda, foi discutido o interesse mútuo de cooperação de navegação por satélite, no âmbito do Programa Galileo; e o estabelecimento de um processo de diálogo sobre transportes marítimos.

 

Valter Campanato/ABr

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, recebe em seu gabinete o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, que se encontra em vista oficial à Câmara dos Deputados.

 

Na quinta-feira, 01 de junho, Durão Barroso esteve em São Paulo em reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, participando ainda da mesa redonda sobre a relação UE e Brasil. Durante esta quinta, o português pôde visitar a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. No Rio de Janeiro, Barroso esteve em visita às instalações da Rede Globo. Lá, ele recebeu um doutoramento da Universidade Cândido Mendes.

 

Durão Barroso retorna para Bruxelas no domingo, 6 de junho, depois de participar do Observatório GeoEstratégia de Energia nesta terça, que debate investimentos luso-brasileiros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: