Cônsul Luís Barreira em seus últimos compromissos em São Paulo

Mundo LusíadaDurante a inauguração da sala do Conselho da Comunidade, dia 8 de novembro, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Luís Barreira de Sousa, falou ao Jornal Mundo Lusíada que seria uma das últimas participações em solenidades como cônsul em São Paulo. “Eu devo ir embora no final do ano, após o Natal, e esta é realmente uma das minhas despedidas no cargo, que farei ao longo dessas semanas”, confirmou.

Avaliando o que há de mais, ou menos positivo no seio da comunidade, o cônsul disse que é a integração bem sucedida de culturas e etnias. “É uma matriz de integração de japoneses, libaneses, portugueses, italianos, espanhóis, absolutamente notável que eu acho que reflete o que Portugal era exatamente no Século XV, uma época que contava com grandes comunidades mulçumanas e judaicas em Portugal, uma identidade portuguesa que acabou se expandindo no mundo”.

Segundo ele, as caravelas portuguesas já eram propriamente multiculturais. “Eram elas mesmas uma matriz de integração de muitas línguas, culturas, etnias, e religiões. Esse Portugal que encontramos aqui é uma capital de integração bem sucedida mais do que em outras cidades brasileiras”.

Para o Cônsul, São Paulo propicia, não apenas uma total integração, mas o que ela representa de potência. “Não é por acaso que justamente em São Paulo está a sede empresarial do Brasil e o coração econômico do país”. De acordo com Luis Barreira, há de ser enfatizada a vivência empresarial portuguesa em São Paulo. “A comunidade portuguesa em São Paulo tem essa responsabilidade de manter viva esta analogia”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: