Cônsul-Geral deixa o Brasil para auxiliar Governo na reforma da rede consular

Luís Barreira reconhece que faltou conhecer mais associações em São PauloMundo LusíadaLuis Barreira, que entrega o cargo de Cônsul de Portugal em SP no final do ano, retornando à Lisboa, afirmou que o pouco tempo não lhe permitiu conhecer mais clubes e mais tradicionais associações portuguesas em São Paulo.

De acordo com ele, foram muitas atividades durante o tempo em que esteve no Brasil, além de pouco tempo para as atividades, destinou pouco tempo também para sua família que estava em São Paulo. “Como sobretudo, trabalhava todos os sábados e todos os domingos, tanto eu como a Cônsul Adjunta e portanto não pudemos dar tanta atenção à comunidade portuguesa. A nossa prioridade realmente era por o Consulado para funcionar, e saímos daqui com a consciência tranqüila, pusemos o Consulado, transformamos num modelo que agora espero que seja seguido noutros grandes consulados portugueses do mundo”.

Segundo o cônsul, sua saída foi solicitada pelo Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, para auxilio e reforço em novos processos do governo. “O Primeiro-Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros ficaram muito impressionados com a obra realizada e me chamaram para eu ajudar, dentro das possibilidades, em várias reformas que precisam ser feitas dentro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, uma das quais é justamente a reforma da rede consular”.

Luis Barreira disse ter ficado feliz com a sua gestão e da ex-cônsul adjunta, Sofia Batalha. “A comunidade portuguesa no Estado de São Paulo ficou a beneficiar com o fato de ter um consulado que, graças a obra da cônsul adjunta que se encontra na China, em Pequim, é um Consulado modelo. O sacrifício que as associações tiveram que fazer sem contar com a minha presença conforme eu gostaria, eu acho que valeu a pena”, finalizou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: